Projeto resgata o desejo de voltar a aprender na escola
Dados do Censo Escolar 2022 revelam que o número de matrículas no ensino básico retomou os patamares de antes da pandemia, mas com uma exceção: a educação de jovens e adultos, o EJA. De 2019 até 2022, o EJA perdeu quase meio milhão de matrículas. Outro dado preocupante é que muitos jovens estão migrando para o EJA. De 2019 para 2020, cerca de 230 mil alunos dos anos finais do fundamental e 160 mil do ensino médio foram para o EJA.
Em São Paulo, um projeto que está completando 25 anos resgata a autoestima e o desejo de aprender de pessoas que abandoram a escola e os estudos. É o 26 Letras, da Carandá Educação, um programa gratuito de educação para jovens e adultos que interromperam o processo de escolarização e desejam retomar a alfabetização. O objetivo é preparar as alunas e alunos para o ingresso no EJA regular e assim completar a educação básica.
Sem fins lucrativos, o 26 Letras oferece aulas de Português, Matemática, Arte, Cultura, inclusão digital, entre outras matérias, que possibilitam a relação com o conhecimento para além dos conteúdos escolares. Podem participar pessoas com mais de 18 anos que tenham parado os estudos por diferentes motivos e que queiram retornar à escola.
Conta com a parceria de professores, pais e alunos da Carandá, além de pessoas da comunidade de modo voluntário. O 26 Letras também recebe apoio de interessados em compartilhar seus conhecimentos ministrando as aulas como professores, além de monitores auxiliando as professoras em sala de aula e também todos que desejam e podem contribuir com doações, tanto financeiras como alimentação e incentivos culturais.
As aulas são realizadas de segunda à quinta, das 19h às 21h, na Carandá, localizada à rua Joaquim de Almeida, 459 – Mirandópolis – SP.Caso conheça alguém que deseja voltar a estudar ou queira contribuir com o projeto, entre em contato pelo e-mail: 26letras@carandaeducacao.com.br ou pelo telefone (11) 3562-3644.