Governador Fábio recebe professor da Universidade de Columbia para discutir parceria educacional
O encontro é fruto da ida do chefe do Executivo a Washington, no início deste mês, durante o Lide Brazil Development Forum 2023
Matéria publicada no portal do Gov. de Sergipe em 13/09/2023
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, recebeu, nesta quarta-feira, 13, no Palácio Museu Olímpio Campos, a visita do professor Paulo Blikstein, coordenador do Transformative Learning Technology Lab (TLTL) da Universidade de Columbia, localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O encontro é fruto da ida do chefe do Executivo a Washington, no início deste mês, durante o Lide Brazil Development Forum 2023. Naquela ocasião, autoridades e especialistas debateram as perspectivas de instalação de uma unidade do TLTL em Sergipe.
A principal finalidade da implantação de uma unidade do TLTL em Sergipe é a formação de professores e alunos da Rede Estadual de Ensino. Isso representará um impacto direto em toda a rede escolar, capacitando esses profissionais para utilizarem novas metodologias e técnicas de ensino, com foco especial nas áreas de matemática, ciências e tecnologia. Essa capacitação permitirá uma abordagem mais eficaz no preparo dos estudantes.
“A expectativa cresce à medida que se vislumbra a possibilidade de que três unidades do TLTL sejam estabelecidas no Brasil, sendo uma em São Paulo, outra no Paraná e a terceira, com fortes indícios, de ser instalada no Nordeste, mais precisamente em Sergipe. Com a vinda do TLTL para o Estado, o foco é a implementação de tecnologias inovadoras nas escolas da rede estadual, promovendo um ensino mais ágil, estratégico e centrado no aluno. Vamos criar o ambiente para que essa parceria seja formada. Estamos comprometidos em proporcionar aos nossos professores as melhores ferramentas e técnicas de ensino, capacitando-os para preparar nossos jovens para o futuro. Essa iniciativa também impulsionará nosso parque tecnológico e abrirá portas para o desenvolvimento de nossa juventude em áreas vitais para o mercado de trabalho moderno, como tecnologia e engenharia”, disse o governador.
A possível implantação do TLTL em Sergipe também pode ser vista como uma oportunidade de dinamizar o SergipeTec (Sergipe Parque Tecnológico), atraindo profissionais qualificados, promovendo intercâmbios para os professores do estado e formando jovens talentos em áreas estratégicas para profissões do futuro.
O coordenador do Transformative Learning Technology Lab (TLTL), professor Paulo Blikstein, falou que pretende oferecer oportunidades. “Queremos mudar o jeito que a escola ensina a ciência, a gente ensina matemática, ensina tecnologia para inserir o jovem e a criança de forma empoderada, fazer com que Sergipe ofereça novas oportunidades para os nossos jovens”.
Representando o senador Alessandro Vieira, intermediador da parceria, Camila Godinho, destacou a importância de atualização de docentes e alunos. “A gente tem uma educação que precisa ser renovada. Os alunos estão cada vez mais tecnológicos, as mudanças acontecem numa velocidade que nem sempre a sala de aula consegue acompanhar. O objetivo é trazer o que existe de mais novo hoje em dia em metodologias de ensino, principalmente nas áreas de engenharia, tecnologia, inovação, matemática, ciências para que os alunos do ensino fundamental e médio possam ter contato”.
Participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo; de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, acompanhado do secretário Executivo da pasta, Rafael Melo; e o do diretor da Agência de Desenvolvimento de Sergipe, Milton Andrade.