Fale conosco no WhatsApp

Brain Dump e psicanálise para combater o estresse

Você já ouviu falar de Brain Dump? Essa técnica surgiu há alguns anos, e recentemente foi resgatada.

Brain Dump significa o esvaziamento momentâneo da mente, um despejo de problemas e de todas as preocupações, tarefas e ideias em um local externo (computador, papel, ferramenta digital). Um pseudo descarte, mas que pode ajudar sua saúde mental, e reduzir o estresse.

Essa técnica ajuda a liberar o espaço ocupado por problemas cotidianos na sua mente, e eliminar o excesso de informações, proporcionando alívio imediato, ajudando a recuperar clareza sobre suas prioridades.

Trazemos aqui um paralelo com a profundidade da psicanálise.
Christian Dunker, psicólogo e psicanalista formado e Doutor pela USP, cita um novo paradigma para mudar a situação de saúde mental contemporânea, em que precisamos deslocar o olhar dos sintomas para aquilo que o antecede, como os estados crônicos, permanente de sofrimento. Dunker aborda as causas e caminhos possíveis para lidar com problemas sociais contemporâneos, como estresse, angústia, depressão e ansiedade – entre outros. As causas são muitas. Porém as soluções, como medicamentos, terapias tradicionais ou terapias alternativas, nem sempre geram a eficácia desejada.

Você sabia que o Brasil é o 4º país mais estressado do mundo? segundo relatório global “World Mental Health Day 2024”, divulgado pelo Instituto Ipsos.

E que, partir de maio, todas as empresas brasileiras vão precisar dedicar mais atenção à saúde mental de seus funcionários? Isso porque a Lei vai exigir que riscos para a saúde mental – como estresse, pressão excessiva e sobrecarga de trabalho – sejam evitados – segundo o SEBRAE, em publicação recente.

Saúde mental é pauta global. 🧠

Para assistir conteúdos sobre temas relacionados à saúde mental, bem-estar, psicanálise, acesse nossa plataforma “Fronteiras Mais” (para assinantes), ou pode aproveitar o feriadão de Carnaval, para maratonar os diversos conteúdos do nosso canal do YouTube. Links na bio!

#BrainDump #shorts

Originalmente publicado em...