O projeto pedagógico da Escola Lourenço Castanho é pautado na concepção do estudante em sua integralidade, imerso em um tempo e espaço específicos. É essencial, portanto, considerar o momento histórico no qual o estudante está inserido, entendendo que sua participação ativa está aliada à construção de um significado pessoal para os conhecimentos culturalmente organizados.
Esse processo de elaboração pessoal permite que o aluno adquira informações, construa conceitos, domine procedimentos, forme valores e atitudes e que, vivendo esse processo, desenvolva capacidades cognitivas, afetivas, motoras e relacionais que contribuam com a estruturação de um sólido projeto de vida.
A proposta é ambiciosa na medida em que coloca o sujeito numa dimensão em que aprender é construir representações e elaborações pessoais, ampliando suas reflexões a respeito dele mesmo, conhecendo e transformando a cultura à qual pertence.
A identidade da Lourenço Castanho
A Escola Lourenço Castanho reconhece que sua identidade institucional é fruto da ação participativa dos estudantes, educadores, gestores e familiares, todos importantes componentes da nossa comunidade. É a partir dessa valiosa interlocução que nossas concepções são revisitadas e, nossa prática, constantemente analisada.
A atuação no campo educativo está alicerçada em 7 princípios orientadores:
- Desafio à Diversidade
Garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, não somente aceitando, mas desejando a diversidade. Ter por meta desenvolver, através de permanentes desafios, todas as capacidades de cada aluno; - Integração Social
Promover a formação de indivíduos que contribuam com os demais de forma reciprocamente enriquecedora privilegiando a construção coletiva do conhecimento; - Atenção à Realidade Histórica
Promover a formação de indivíduos atentos ao sentido histórico da realidade que os cerca, valorizando o passado e as exigências do futuro; - Preparação para a Formação Contínua
Preparar os alunos para prosseguirem seus estudos, de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos; - Formação do Pensamento Crítico
Promover a formação do pensamento crítico dos alunos, tendo por base um universo de conhecimentos, tanto os cotidianos quanto os representativos dos saberes acumulados pela sociedade, levando em conta critérios éticos, estéticos e políticos; - Autonomia Responsável
Trabalhar com todas as situações do dia a dia para que, participando efetivamente da sociedade em que vivem, os alunos possam ser capazes de analisá-la, de avaliá-la criticamente e de agir em consequência, para mantê-la, enriquecê-la e/ou modificá-la, de acordo com as necessidades e os recursos existentes; - Formação Integral
Trabalhar os vários aspectos constitutivos do educando, tais como o cognitivo, o metacognitivo, o conceitual, o físico, o emocional, o afetivo e o sociocultural
Educação Infantil
Rua Diogo Jácome, 224
(11) 3049-5330
Ensino Fundamental I
Rua Lourenço Castanho, 273
(11) 3059-.5781
Ensino Fundamental II
Rua Bueno Brandão, 283
(11) 3049-.5374
Ensino Médio
Rua Fiandeiras, 77
(11) 3047-0099