Como auxiliar no desenvolvimento integral de bebês e crianças à distância, mas sem aumentar muito sua exposição às telas? Uma possibilidade é usar o próprio cotidiano e o meio ambiente que as cercam como ferramenta pedagógica, aproveitando a curiosidade e o interesse genuíno que os pequenos têm em relação à natureza. Por meio de jogos, brincadeiras e atividades artísticas, a biodiversidade da região onde se encontram pode ser apresentada – e a partir dela, pode ser promovida a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Assista ao depoimento de Marcel Noznica Penessor, educador da NEIM Maria Nair da Silva, em Florianópolis (SC), sobre como foi a adaptação de suas práticas pedagógicas durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos.
A prática relatada no vídeo foi uma das selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Undime e o Itaú Social. A premiação surgiu para identificar, divulgar e valorizar ações inovadoras dos educadores de creches e pré-escolas em todo o Brasil no período.
Saiba mais em: https://bit.ly/premio-ed-infantil