A todo momento estamos construindo histórias e saberes, e com as crianças não é diferente. A fotografia como prática pedagógica incentiva a criatividade e a a socialização das experiências individuais. Ela também permite à criança um olhar para o seu passado e a possibilidade de registrar suas descobertas no presente. Uma atividade que une ludicidade e aprendizagem, permitindo que os pequenos reconheçam que são sujeitos ativos e protagonistas de suas histórias de vida.
Confira o depoimento de Jocilene Alves Barbosa, educadora na EMEIF Julio Ferraz, em Queimadas (PB), sobre como foi a adaptação de suas práticas pedagógicas durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos.
A prática relatada no vídeo foi uma das selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Undime e o Itaú Social. A premiação surgiu para identificar, divulgar e valorizar ações inovadoras dos educadores de creches e pré-escolas em todo o Brasil no período.
Saiba mais em: https://bit.ly/premio-ed-infantil