A tecnologia como apoio à observação e investigação das crianças | Prêmio Educação Infantil

Um dos eixos estruturantes da Educação Infantil é a interação – e isto foi um dos principais desafios para os educadores durante o isolamento social. A tecnologia permitiu uma aproximação com as crianças, mas foi preciso se apropriar e conhecer novas ferramentas. Uma das práticas possíveis foi convidar os pequenos a olharem pelas janelas de suas casas, sendo estimulados a observar, comparar e trocar sobre o que ocorria em seu entorno. Com apoio da tecnologia para momentos de registro e partilha, puderam desenvolver uma postura investigativa, trabalhando a imaginação e expressando oralmente suas observações.

Confira o depoimento da educadora Débora Araújo do Nascimento Lima, da EMEI Profª Maria da Glória Mariano Santos, em São José dos Campos (SP), sobre como foi a adaptação de suas práticas pedagógicas durante o período de isolamento ocasionado pela pandemia de Covid-19.

A prática relatada no vídeo foi uma das selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Undime e o Itaú Social. A premiação surgiu para identificar, divulgar e valorizar práticas inovadoras dos educadores de creches e pré-escolas em todo o Brasil no período.

Saiba mais em: https://bit.ly/premio-ed-infantil

Originalmente publicado em...