Aprendizagem híbrida: ‘Não basta que o professor saiba usar a tecnologia’, afirma educador

Aprendizagem híbrida: ‘Não basta que o professor saiba usar a tecnologia’, afirma educador

Paulo Blikstein em entrevista para jornal OGLOBO em 31/08/2022 –

Para regulamentar a aprendizagem híbrida, que une atividades presenciais e remotas, o Brasil precisa antes universalizar o acesso à internet e formar professores para além do simples uso das ferramentas. É o que afirma Paulo Blikstein, professor da Universidade de Columbia (EUA) e um dos autores do relatório “Aprendizagem híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão”. O documento, fruto de uma parceria entre Dados para um Debate Democrático na Educação, Transformative Learning Technologies Lab, Fundação Telefônica Vivo e Lemann Center, foi lançado em junho.

Como podemos definir a aprendizagem híbrida?

A definição mais comum é aquela em que o estudante tem atividades presenciais na escola e atividades à distância em casa. Esses dois tipos de atividades são combinados e articulados pelos professores. Há outras definições que colocam a aprendizagem híbrida como algo mais personalizado, mais “mão na massa”, mas não há base científica para afirmar isso.

Há quem ache que a aprendizagem híbrida pode “salvar” a educação. O que pensa sobre isso?

Se estivéssemos na Finlândia, onde 91% dos alunos e das alunas têm computador em casa e internet de alta velocidade, ou em outros países como Canadá, em que as crianças têm infraestrutura, faria mais sentido pensar em educação híbrida. Mas, no contexto atual do Brasil, é irresponsável começarmos a falar do tema, uma vez que não existe infraestrutura para universalizar esse tipo de aprendizagem.

Por quê?

Em alguns estados, menos da metade das casas tem internet banda larga. Além disso, apenas 40% das crianças têm computador em casa, ou seja, elas têm que fazer tudo pelo celular.

O que a educação híbrida pode trazer de diferente?

Uma experiência realmente diferente seria, por exemplo, orientar a criança a fazer um experimento científico, entrevistar pessoas em sua comunidade, mapear as ruas da sua região ou pesquisar sobre a história daquele lugar. Há uma série de atividades que podem ser feitas de forma híbrida e que são diferentes da aula tradicional. Vimos muitas escolas vendendo a aprendizagem híbrida como uma algo “moderno” e, quando íamos observar o que estavam fazendo, era a atividade mais tradicional do mundo. Só que piorada, pois nem presencial era.

De que forma a aprendizagem híbrida deve ser adotada?

Qualquer forma de educação híbrida necessita de infraestrutura. Se não temos o mínimo de conectividade e equipamentos para as crianças usarem em casa, não faz sentido começar essa discussão. Se há 20% ou 30% de crianças impossibilitadas de participar, já não funciona.

Para quais etapas da educação ela seria mais indicada?

Quanto mais velhos forem os alunos, maiores são as chances de sucesso. Sabemos que, na pandemia, as crianças do ensino fundamental tiveram uma enorme dificuldade de acompanhar as aulas online por não terem ainda habilidades cognitivas de disciplina e de automonitoramento. A prova disso é que hoje temos uma tragédia de analfabetismo e de desempenho matemático.

Que experiências foram bem-sucedidas em outros países?

Nenhuma experiência de educação híbrida foi um sucesso absoluto por conta da necessidade emergencial da pandemia. Além disso, o Brasil tem suas próprias especificidades. Uma experiência que foi boa em outro país não será necessariamente boa aqui. Mas tivemos um bom exemplo no Uruguai, que tem um plano nacional de um computador por aluno, com uma infraestrutura desde 2005. Com a pandemia, a logística de distribuição de equipamentos e softwares foi muito mais suave.

Como formar professores para a educação híbrida?

Para fazer a integração entre o remoto e o presencial, não basta que o professor saiba usar a tecnologia. Isso é importante, mas é uma parte pequena. É preciso formá-lo como um “designer de experiência de aprendizagem”, para que entenda o que é mais apropriado para uma aula presencial e o que pode ser feito em uma atividade remota. Por isso a formação é tão importante. Ver as pessoas falando de formação para a educação híbrida com foco em competências digitais, como aprender a usar internet, é preocupante.

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