Coletivo de alunas discute questões do universo feminino em escola de SP
Em 2021 grupo de professoras do Centro Educacional Pioneiro, escola da zona sul de São Paulo, criou o coletivo Mechas-se com a proposta de oferecer oficinas para refletir sobre as desigualdades de gênero no campo da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
O Mecha-se, capitaneado pela professora e coordenadora de Ciências e Inovadoria, Marcia Sacay, surgiu após uma oficina de STEM e motivou as alunas a criarem campanha de doação de absorventes – Menstru_ação – que mobilizou toda a escola e famílias, e levou para dentro da sala de aula a discussão sobre a pobreza menstrual, um problema social e de saúde pública enfrentado por muitas mulheres em situação de vulnerabilidade.
Outra frente de ação do coletivo, é ensinar técnicas de defesa pessoal ao público feminino. “ O especialista em defesa pessoal, André Zanata ensinou golpes de posicionamento de defesa, ataque e esquiva”, conta a professora Carolina Puccini
Num segundo momento, elas puderam conversar com Nicole Aun, fundadora do Movimento Atreva-se, que trabalhou o “desprincesamento” de dois contos da Disney: “A Bela e a Fera” e “A Branca de Neve”.
“Para esse ano, queremos que o coletivo Mechas-se seja o espaço para que as alunas compartilhem o que querem aprender, conversar, contar sobre sentimentos, discutir o que as deixam insatisfeitas ou bravas e transformar tudo isso em ações potentes, coletivas dentro e fora da escola”, continua Carolina Puccini.
A equipe Mechas-se, segundo a professora, estará presente para apoiar no que for necessário, mas quer valorizar o protagonismo das alunas e maior contato com Ciência, Tecnologia, Matemática e Engenharia, áreas onde o reconhecimento feminino e a valorização é muito reduzida em relação aos homens.
Esse ano os encontros serão presenciais e ocorrerão às terças-feiras durante o intervalo tanto da turma da manhã quanto da tarde. Serão encontros curtos, de 20 minutos, na biblioteca, no Lab. Explorer ou no HUB do colégio, e irão variar de acordo com as temáticas propostas.