2ª Semana da Imprensa aproxima estudantes do jornalismo
Matéria publicada pelo Jeduca em 29/11/2022 – A 2ª Semana da Imprensa, iniciativa que tem o objetivo aproximar crianças e adolescentes do universo do jornalismo, acontece de 29 de novembro a 1 de dezembro. Promovida pelo jornal Joca, o evento conta com apoio de várias organizações, entre elas a Jeduca.
A programação inclui na abertura uma live sobre “Como se faz um jornal”, com o editor de conteúdo do Joca, Felipe Sali. Nos outros dias, serão realizadas mesas de debate online, que reúnem jornalistas, especialistas, estudantes e educadores (confira a programação na íntegra abaixo).
O evento acontece presencialmente na ESPM, em São Paulo, mas será transmitido online. Para acompanhar a distância, é preciso fazer a inscrição no site da Semana, clicando aqui, para receber o link das lives e das mesas.
Além dos encontros, o site oferece diversos tipos de conteúdo relacionados ao fazer jornalístico, educomunicação, publicações produzidas por adolescentes e jovens, entre outros, que podem ser usados como referência para escolas desenvolverem suas próprias atividades relacionadas ao tema.
A ideia é que, ao promover o contato de estudantes com o jornalismo e levar informações às escolas, uma reflexão sobre a imprensa e seu papel seja estimula.
A Semana da Imprensa é inspirada numa iniciativa semelhantes, realizada na França há mais de 30 anos.
Confira a programação:
Dia 29/11 às 15h (terça-feira)
Live sobre como fazer um jornal
Na Live de abertura, Felipe Sali vai contar para crianças e jovens como o jornal Joca é feito e como é o dia a dia da equipe de redação.
Dia 30/11 (quarta-feira)
14h – Abertura evento ESPM pelos jornalistas Maria Carolina Cristianini e Felipe Sali
14h15 – Mesa 1 | Fazer jornalístico
Objetivo: discutir as etapas necessárias para o fazer jornalístico consistente e de qualidade e mostrar que é possível gerar conteúdos em formatos diferentes, seguindo o mesmo processo adotado pelo jornalismo profissional (pauta, pesquisa, checagem, entrevista).
Participantes (um entrevistador de cada escola)
Mediadora: Julia Dal Bello (julia.bello@acad.espm.br)
Entrevistados: Profa. Elisabete Antonioli (coordenadora do Curso de Jornalismo da ESPM) e Hugo Cuccurullo (Canal Reload).
Estudantes do Programa Imprensa Jovem da Rede Municipal de São Paulo:
o EMEF Henfil
o EMEF Coronel Romão Gomes
o EMEF Paulo Gonçalves dos Santos – CEU Alvarenga
o EMEF Prof. Alípio Correa Neto
o EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão
o EMEF Teodomiro Toledo Piza
15h – Coffee break
15h45 – Mesa 2 | Ciência na mídia
Objetivo: discutir a produção jornalística baseada em pesquisas e evidências científicas, enfatizando a importância de o tema estar sempre em pauta, estimulando e aprofundando discussões sobre assuntos importantes para a atualidade (como vacinação e crise climática). Serão discutidos, também, os cuidados na produção de conteúdos científicos em circulação na grande mídia, as responsabilidades dos autores (jornalistas, influenciadores etc.) e a questão da desinformação.
Mediador: Luís Felipe Feitosa
Entrevistados: Marco Marx (Alô Ciência) e Alexandre Mansur (jornalista especializado em Ciência e Meio Ambiente. O mundo que queremos)
Estudantes do Colégio Sidarta e Escola Castanheiras.
16h30 – Encerramento
Dia 1/12 (quinta-feira)
14h – Abertura pelos jornalistas Maria Carolina Cristianini e Felipe Sali
14h15 – Mesa 1 | Como a economia influencia nosso dia a dia
Objetivo: falar sobre a amplitude da cobertura midiática acerca da economia, em decorrência dos diversos temas que fazem conexões com essa área (política, comportamento do consumidor, finanças e até mesmo saúde, como visto na pandemia), e como isso influencia nosso dia a dia.
Mediador: Renan Nunes (renan.nunes@acad.espm.br)
Entrevistados: Silvia Balieiro (editora-chefe do jornal Tino Econômico) e
Fabiana Panachão (jornalista especializada em Economia).
Estudantes do Centro Educacional Pioneiro e E.E. Prof. Orlando Geribola
15h – Coffee break
15h45 – Mesa 2 | Saúde mental
Objetivo: discutir o impacto do consumo midiático, especialmente das redes sociais, sobre a saúde dos jovens. Os veículos de imprensa também ocupam esse espaço e apresentam papel importante para a identificação e denúncia de fake news, além de trazerem para o debate a necessidade do desenvolvimento de um consumo mais crítico e consciente das mídias em prol da saúde mental.
Mediadora: Karina Lopes (lopes.karina@acad.espm.br)
Entrevistados: Diogo Sponchiato (Redes Cordiais) e psicóloga especialista em adolescentes.
Estudantes da Camino School e E.E. Prof. Josué Benedicto Mendes
16h30 – Encerramento