Encontro gratuito debate Ciências da Aprendizagem com professor dos EUA
Você já ouviu falar das Ciências da Aprendizagem?
Neste sábado, dia 03 de dezembro, às 15h, acontecerá a II Edição da Escola Anual de Ciências da Aprendizagem com a apresentação do professor Mitchell Nathan, da Universidade Wisconsin-Madison, nos EUA. O evento é gratuito contará com tradução simultânea!
Inscrições em bit.ly/seminarios-cabr2022
No encontro, o professor Nathan, que integra o Departamento de Psicologia Educacional na Escola de Educação da universidade norte-americana, falará sobre o campo nascente das Ciências da Aprendizagem e sua importância para a educação. Ele apresentará a história deste ramo científico e seus objetivos centrais e explorará como as posições metodológicas e epistêmicas dos praticantes das Ciências da Aprendizagem apoiam pesquisas aplicadas a práticas e políticas educacionais, assim como avançam na compreensão da aprendizagem e do pensamento.
O evento é organizado pelo capítulo oficial brasileiro da Associação Internacional de Ciências da Aprendizagem, que quer trazer discussões sobre esse campo do conhecimento para o Brasil e estabelecer uma comunidade local de pesquisadores interessados em conhecer e se aprofundar nessa nova área de pesquisa interdisciplinar.
As Ciências da Aprendizagem (ou Learning Sciences, em inglês) são uma área de pesquisa acadêmica interdisciplinar que se dedica ao estudo de como as pessoas aprendem e de como esse conhecimento pode ser aplicado para melhorar o ensino e a aprendizagem. A área surgiu há cerca de 30 anos, quando pesquisadores de campos científicos diferentes como Educação, Psicologia e Ciência da Computação, dentre outros, começaram a se dedicar coletivamente ao estudo da aprendizagem em contextos reais, cada um contribuindo com diferentes perguntas, teorias e métodos.
O encontro tem o patrocínio do Lemann Center Brazilian Studiens da Universidade de Columbia, apoio do Transforme Learning Technologies Lab, Teachers College (ambos de Columbia), Instituto de Estudos Avançados da USP e Inova. USP