Alunos criam agência publicitária para simular inserção no mercado
O mercado de trabalho é desafiador para a maioria dos estudantes do Brasil e existem maneiras de preparar o jovem para esse desafio. Grupo de alunos do ensino técnico do curso de Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo criou a Agência CAMVA, agência publicitária que tem como seu primeiro e único cliente, o próprio colégio.
A CAMVA é dirigida por alunos menores de idade e não pode expandir sua atuação no mercado de trabalho, mas a possibilidade de criar a estratégia de comunicação do Liceu já proporciona aos futuros profissionais de mídia, simular o dia a dia de profissionais que atuam no mercado, promovendo o conhecimento teórico e prático em diferentes áreas de atuação.
“Os alunos fizeram um levantamento sobre palavras-chave que nortearam os princípios da agencia – cultura, alcance, memória, metamodernismo, vivência e adaptabilidade – assim, desenvolveram o nome, “Agência CAMVA”, conta Ana Dantas, assessora dos alunos na nova agência e ex-aluna do Liceu.
O aluno Gabriel Rodrigues é um dos idealizadores da CAMVA, e conta que todo o processo foi um trabalho conjunto. “Tivemos de pensar em tudo aquilo que o Liceu representa e trabalhar em cima disso. As ideias de nome surgiram de palavras, conceito que criamos, baseando-nos no colégio. Pensando nisso, a linguagem visual veio depois, junto ao logo, que criamos para trazer a representação das palavras de uma forma simplificada sem perder significado original”.
“O Liceu virou o primeiro e principal cliente da agência, com o objetivo de mostrar o que a instituição representa para a cidade de São Paulo”, conta Ana Dantas. Segundo ela, os alunos têm a liberdade de criação e sugestões de ideias. É a Agência CAMVA a responsável pela arte das postagens nas redes sociais do Liceu e vinheta de abertura dos vídeos publicados no site do colégio.