Robótica nas escolas públicas: benefícios para alunos e professores
A robótica tem sido cada vez mais utilizada como uma ferramenta de aprendizagem, tanto na educação básica quanto para os próprios professores. A rede pública municipal de ensino de São Paulo está recebendo uma formação baseada na abordagem construcionista ou mão na massa (maker) com conteúdo que une os currículos de ciências e tecnologia.
A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de São Paulo, Instituto Singularidades e Transforme Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, que garantirá que os formadores de professores da rede obtenham uma formação especializada nestas áreas.
A coordenadora do LabSing, Tathyana Gouvêa, explica que “a formação foi desenhada para atender a realidade da rede de São Paulo, contemplando momentos presenciais, síncronos e assíncronos; este formato também viabiliza que esta iniciativa possa ser ampliada para outras secretarias municipais e estaduais, respeitando as particularidades de cada rede”.
Na educação básica, existem outros programas que também buscam levar aulas de robótica para escolas públicas, e estão contribuindo para que os alunos coloquem a mão na massa em projetos inovadores e, ao mesmo tempo, divertidos.
Um deles é o Aprendizes – Digital, iniciativa da Muda Cultural que leva ao ensino público aulas de robótica, programação, cultura digital e artes visuais. Este ano, o projeto está em sua 3ª edição e é viabilizado por duas leis de incentivo: Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, com patrocínio da Braskem e apoio de Lockton e The LYCRA Company; e Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio do Grupo Comerc Energia.
De acordo com o gestor cultural da Muda Cultural, Ítalo Azevedo, a edição atual do projeto busca atender mais de 250 alunos até o final do ano. “Desejamos contribuir para garantir a democratização ao acesso à cultura digital e à programação, para que tenhamos uma próxima geração de pesquisadores e profissionais engajados em trazer benefícios para o país”, destaca.
Um dos principais benefícios da robótica na aprendizagem está relacionado à interdisciplinaridade. Ao desenvolver projetos de robótica, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, ciências e até mesmo história e filosofia, dependendo do projeto em questão. Isso ajuda a tornar a aprendizagem mais integrada e significativa, pois os alunos conseguem entender como as diferentes disciplinas se relacionam entre si.
Para a diretora da E.E. Dr. Miguel Vieira Ferreira, Marciley Nikolaus, “depois que nossos alunos começaram a ter as oficinas de robótica, o rendimento deles aumentou muito. Antes, 3% dos nossos alunos tinham desempenho acadêmico muito baixo. Agora, estão todos recuperados”, diz. A escola está situada na Vila Medeiros, em São Paulo, e foi uma das instituições atendidas pelo Aprendizes – Digital em 2022.
A E. E. Prof. Sebastião de Souza Bueno, em São Paulo (SP), é uma das contempladas pelo projeto este ano. Segundo André Luiz da Silva, diretor do colégio, “os estudantes aprendem tanto a parte de programação como a montagem dos robôs. Esse processo tem ajudado no desenvolvimento deles com outras disciplinas e no comportamento, porque desperta o sentimento de pertencimento na escola”, afirma.