Aprendizes – Digital lança videoaulas para ampliar o acesso à cultura digital
Em sua 3ª edição, projeto também atende instituições públicas de ensino com oficinas de robótica educacional
Em outubro, a 3ª edição do projeto Aprendizes – Digital vai lançar uma série de quatro videoaulas no canal do YouTube da agência Muda Cultural – realizadora do projeto – com o objetivo de democratizar o acesso às linguagens de programação e amplificar o aprendizado de tecnologia por meio das artes e da cultura digital.
A Muda Cultural é especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados através das leis de incentivo, e utiliza as ferramentas digitais contemporâneas para levar arte, cultura e educação às novas gerações.
Para realizar as videoaulas, a Muda Cultural contou com a parceria do matemático, arte-educador, programador e professor de Tecnologia e Inovação, Thiago Pinheiro. “Hoje, utilizar os meios digitais e as ferramentas tecnológicas é essencial para ampliar e desenvolver o conhecimento de toda a sociedade”, diz Pinheiro. Ele conta que os tópicos contemplados nas videoaulas fazem parte da proposta pedagógica desenvolvida para a oficina na qual atua como professor de tecnologia e inovação.
As videoaulas abordarão os temas “Construção de um Autômato”, “Desenvolvimento de Jogos com a Plataforma Scratch”, “Programação com Arduino” e a “Modelagem 3D”. Com duração média de 40 minutos cada, as aulas também serão disponibilizadas no site do projeto e garantem acessibilidade por meio da tradução para linguagem de sinais e da legendagem closed caption.
Na aula “Programação com Arduíno”, o professor utilizará essa tecnologia para criar sistema automatizado e programar um instrumento que produz música sem que a pessoa encoste nele, simulando um Theremin. Para isso, é necessário programar o Arduino no computador e conectar essa placa a sensores de luminosidade. Com essa mesma tecnologia, é possível desenvolver sistemas automatizados para irrigação de plantas e muitas outras criações.
Desde o início do ano, o Aprendizes – Digital leva oficinas semanais de robótica educacional para alunos de escolas públicas em São Paulo e Rio Grande do Sul, bem como realiza oficinas de formação para o corpo docente das instituições contempladas. A publicação das videoaulas é um complemento do trabalho desenvolvido com as escolas.
Para Pinheiro, “o acesso a esses conhecimentos, equipamentos e infraestrutura deve ser reconhecido como direito básico. Nesses ambientes construímos sociabilidade, criamos e nos conectamos com arte e cultura e nos desenvolvemos profissionalmente. Como parte tão essencial de nossas vidas, precisamos pensar então no conceito de cidadania digital e na urgência desse debate. Precisamos de um ambiente virtual não só acessível, mas também diverso, democrático e público, feito por todos e para todos”.
A terceira edição do Aprendizes – Digital conta com patrocínio da petroquímica Braskem e é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.
Sinopse dos vídeos
Construção de um autômato
Saiba mais sobre a história dos autômatos nesta videoaula do Aprendizes – Digital ministrada pelo educador Thiago Pinheiro e aprenda a transformar um pedaço de papelão em dois personagens: uma figura em forma de criança e um pequeno pássaro que parece voar. A cabeça da criança será articulada. Assim que ela virar para cima, verá o pássaro voando. Mas basta uma pequena mudança nessa engenhoca para todo esse sincronismo desaparecer. Quando a figura olha para cima, a conexão entre ela e o pássaro acaba.
Desenvolvimentos de Jogos com Scratch
Conheça o Scratch, um site gratuito onde é possível criar jogos, experimentar as criações de outras pessoas e ainda ver como elas foram programadas para usar as ideias nos seus próprios projetos. Nesta videoaula do Aprendizes – Digital, o educador Thiago Pinheiro mostra como o Scratch funciona e ajuda você a programar um jogo, passo a passo.
Programação com Arduino
O Arduino é uma plaquinha de prototipagem programável que pode se conectar a motores, sensores, caixas de som e muitos outros componentes. Com a ajuda do Arduino, podemos criar uma horta que se rega sozinha, fazer um robô controlado pelo celular e muitos outros projetos engenhosos. Nesta videoaula do projeto Aprendizes – Digital, aprenda com o educador Thiago Pinheiro a fazer um instrumento que produz música sem que a pessoa encoste nele. Para isso, vamos programar o Arduino no computador e conectar essa placa a sensores de luminosidade.
Modelagem 3D
Os modelos 3D podem ser usados em projetos de arquitetura, para fazer a embalagem de um produto, para criar filmes de animação e jogos de videogames, entre uma infinidade de outras possibilidades. Nesta aula do Aprendizes – Digital, vamos aprender a fazer uma parte do cenário do jogo brasileiro “Árida”, ambientado no sertão nordestino e idealizado pelo baiano Filipe Pereira. O educador Thiago Pinheiro ensina a usar um programa gratuito chamado Tinkercad e introduz você ao universo Open Source.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.