Ian McEwan: A Valorização da Permissão para Errar

Seja membro do Fronteiras+ e tenha acesso ilimitado a todos os nossos conteúdos completos! Acesse: https://fronteiras.com/fronteiras-plus-lp?utm_source=social&utm_medium=youtube&utm_campaign=fronteiras-plus&utm_term=ian-mcewan-valorizacao-da-permissao-para-errar&utm_content=descricao

Ian McEwan fala neste vídeo sobre a dificuldade de descrever precisamente o mundo, seja influenciado por instituições, biologia ou leis da física. Ele compartilha uma experiência interessante em sua vida de escritor, recebendo cartas educadas de leitores que apontam erros em seus livros.

McEwan detalha um exemplo relacionado ao seu romance “The Comfort of Strangers”, no qual um leitor corrigiu uma representação astronômica incorreta de Orion em julho no hemisfério norte. A leitora, uma senhora de 87 anos, sugeriu substituir Orion por Scorpio e compartilhou seu hábito de passar noites de verão em uma rede olhando as estrelas. McEwan reconhece o erro e menciona que na próxima edição do livro, ele teve que fazer a correção conforme a sugestão da leitora.

Ian McEwan estudou literatura inglesa nas universidades de Sussex e de East Anglia, onde teve Malcolm Bradbury como professor. Iniciou sua trajetória em 1975, com a publicação do livro de contos First love, last rites.

Em 1978, chamou a atenção da crítica com a novela “O jardim de cimento”, livro no qual constrói uma experiência literária áspera e visceral. Com uma prosa precisa e um olhar literário irônico e quase indiferente, é conhecido pela construção de personagens e pela atmosfera de suspense e estranhamento, com enredos sombrios que trazem dilemas de ética e de moral, perversidade, incesto, vingança e redenção.

Assine o Fronteiras+ e veja a sua conferência completa: https://fronteiras.com/fronteiras-plus-lp?utm_source=social&utm_medium=youtube&utm_campaign=fronteiras-plus&utm_term=ian-mcewan-valorizacao-da-permissao-para-errar&utm_content=descricao
Precisa de ajuda para assinar? Fale com nosso time: http://wa.me/5511937755752

Siga nossas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/fronteirasweb/
Facebook: https://www.facebook.com/fronteirasweb/
Linkedin: https://br.linkedin.com/company/fronteiras-do-pensamento

Somos uma multiplataforma de conteúdo com mais de 15 anos, que oferece e cultiva o conhecimento em formato de conferências, entrevistas, documentários e cursos. Fomentamos e aprofundamos o debate sobre temas relevantes e contemporâneos apresentados pelos mais notáveis pensadores mundiais.

Originalmente publicado em...