Projeto de ensino de robótica forma 200 alunos de escolas públicas em São Paulo e no Rio Grande do Sul
Em sua terceira edição, o Aprendizes – Digital foi aplicado durante todo o ano letivo e proporcionou a participação e a vitória de alunos na competição Robotics Experience
A robótica educacional vem expandindo-se nas salas de aula ao redor do mundo. Além de ensinar estudantes a montar robôs e desenvolver o raciocínio lógico para a sua programação, também proporciona aprendizados que envolvem ciências, tecnologia, cultura digital, engenharia, matemática e artes visuais. É neste cenário que estão os alunos das escolas E.E. Sebastião de Souza Bueno, em São Paulo, e EMEF Santa Rita de Cássia, no Rio Grande do Sul: em dezembro, eles concluíram a formação no Aprendizes – Digital, projeto que proporcionou oficinas semanais de robótica durante o ano letivo de 2023.
Ao todo, 204 estudantes foram contemplados com a capacitação: em São Paulo, as aulas foram ministradas para 100 alunos do 6º ano do Fundamental II e 1º e 2º do ensino médio, enquanto em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, o foco foi no ensino Fundamental I, para 104 alunos do 3º ao 5º ano. As atividades foram oferecidas gratuitamente até dezembro, quando foi realizada a cerimônia de formatura e entrega de certificados.
O projeto, que está em seu terceiro ano consecutivo e já atendeu mais de 600 alunos e 100 professores, é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e idealizado pela Muda Cultural, agência especializada na criação e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Nesta edição, o Aprendizes – Digital atendeu o Sul do país pela primeira vez, e a região já sente os impactos positivos da ação: a escola gaúcha esteve na etapa regional da competição Robotics Experience e foi a única da rede pública a participar da disputa.
Entre as seis equipes selecionadas para representar o estado em torneio nacional de robótica, a EMEF Santa Rita de Cássia teve duas classificações. “O Aprendizes – Digital busca atender um pouco da ausência de iniciativas que envolvam o aprendizado de tecnologia, cultura digital e robótica em escolas públicas de ensino”, explica Maria Ito, produtora do projeto. “Ver as equipes indo ao torneio já foi assistir a um grande passo. Mas quando falamos sobre a vitória e a passagem deles para a final, nos deparamos com um potencial simbólico muito grande: a diferença entre as escolas particulares e as escolas públicas são as oportunidades”, completa Maria.
Além da formação para os alunos, os docentes das instituições também participaram de encontros mensais, em que foram trabalhadas as possibilidades de inserção da tecnologia e da programação em seus planejamentos regulares. O objetivo é que os professores tornem-se agentes multiplicadores do projeto: ampliando suas ferramentas de ensino e compartilhando os seus saberes a partir de um novo ecossistema de oportunidades para ensinar e aprender.
Este ano, o projeto tem patrocínio da Braskem, com apoio da corretora de seguros Lockton e The LYCRA Company, empresa americana do setor têxtil, dona da marca LYCRA®.
“A robótica é uma temática que gera muitas oportunidades no campo da educação. E esse é um projeto muito completo, que valoriza o aspecto prático da aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os resultados apresentados pelos estudantes comprovam isso”, destaca o gerente de Relações Institucionais da Braskem no RS, Daniel Fleischer.
Como complemento ao trabalho desenvolvido nas oficinas presenciais e fomento ao aprendizado gratuito de conceitos da cultura e tecnologia digital, o Aprendizes – Digital expandiu em outubro para o formato on-line, com o lançamento de uma série de quatro videoaulas que ensinam aspectos da robótica e seus diálogos com o universo das artes.
Com conteúdos teóricos e práticos, como Open Source, modelagem 3D e o desenvolvimento de jogos, as videoaulas são abertas e gratuitas e podem ser acessadas no canal do YouTube da agência Muda Cultural – realizadora do projeto – e no site do projeto Aprendizes – Digital.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.
Sobre a Braskem
Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.
Sobre a Lockton
A Lockton é a maior corretora de seguros independente do mundo. Em 2021, a companhia registrou receita recorde de US$2,69 bilhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras. Presente em 125 países, foi fundada por Jack Lockton em Kansas City, Missouri, EUA, em 1966. Chegou ao Brasil em 1994 e possui escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.
Atualmente, oferece de maneira global soluções de riscos, benefícios e seguros por meio de seus 9 mil colaboradores e administra uma carteira de mais de 65 mil clientes. Premiada pela revista Insurance Business como Melhor Empresa para Trabalhar em Seguros por 13 anos consecutivos, em 2022, a Lockton foi nomeada entre as Empresas com Melhor Gestão pela Deloitte e pelo Wall Street Journal. Recentemente, a Forbes reconheceu a instituição como Melhor Empregador da América, nas categorias Grandes Empresas e Diversidade.
“Estamos felizes em fazer parte deste projeto e poder incentivar o uso da tecnologia para jovens que têm menos oportunidades de acesso a este tipo de estudo. Ajudar a comunidade faz parte do DNA da Lockton em todo o mundo e no Brasil não podia ser diferente”, afirma Glauco Ormond, Head de Marketing da Lockton Brasil.
Sobre a The LYCRA Company
A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com.