À professora Emico Okuno

A USP completa 90 anos com grande sucesso! Esse sucesso foi construído por inúmeras pessoas que por ela passaram. Gostaria de destacar uma dessas pessoas: Emico Okuno. Mulher do interior de São Paulo (Pereira Barreto), filha brasileira de família tradicional japonesa, destacou-se desde pequena por gostar de estudar. Fez o ensino médio na cidade de…

Emico Okuno – Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A USP completa 90 anos com grande sucesso! Esse sucesso foi construído por inúmeras pessoas que por ela passaram. Gostaria de destacar uma dessas pessoas: Emico Okuno. Mulher do interior de São Paulo (Pereira Barreto), filha brasileira de família tradicional japonesa, destacou-se desde pequena por gostar de estudar. Fez o ensino médio na cidade de São Paulo, estudou na USP graduação e pós- graduação (1957 a 1971) e foi docente, de 1961 até a aposentadoria compulsória em 2006.

Ela, felizmente, ainda aqui permanece como docente sênior. Nesse período, formou pesquisadores e deu grande contribuição à pesquisa nacional e internacional. Mas, o que a torna uma pessoa mais notável é a contribuição ao ensino interdisciplinar de Física, com a escrita de livros didáticos de grande aceitação por estudantes da área de biológicas e para público leigo.

São sete livros entre 1982 e 2018 (mais uma tradução para inglês, outra para italiano, e duas reedições) que tratam da Física de sistemas biológicos, das radiações, da biomecânica, entre outros. A partir dessas publicações foi muito requisitada para realizar palestras por todo o Brasil, levando a ciência, e a USP, a muitos recantos deste país. Também deu inúmeras entrevistas a emissoras de rádio e TV e a jornais, muito esclarecedoras, difundindo conhecimento e combatendo fake news.

Entendo que rever a história desses pioneiros e pioneiras da USP é uma forma importante de olhar para os próximos 90 anos da USP.

Elisabeth Mateus Yoshimura
Professora do Departamento de Física Nuclear do Instituto de Física (IF) da USP

Originalmente publicado em...