Matheus Melo Barcelos, egresso da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP
Nasci e fui criado em um município do extremo oeste paulista. Vivi, até os 17 anos, na zona rural de Martinópolis, na Vila de Santa Luzia, conhecida aqui como Km 25 ( quase todos os
bairros aqui têm dois nomes, o oficial e popular).
Entrei na USP, no curso de História, em 2006. Estudei a vida toda em escola pública, mas consegui uma bolsa integral na escola particular em 2005. Minha primeira escola, rural, era multisseriada: na mesma sala, a professora, Dona Terezinha, dava aula da 1ª a 4ª série, todos em uma mesma sala, cada série era uma fileira.
Na USP, pude ter acesso a diversos conhecimentos: fiz pesquisa em iniciação científica, com a professora Ana Paula Magalhães, aprendi um pouco de grego, pude conhecer um mundo diferente do mundo rural.
Após me formar, fui professor da rede estadual, do sistema Paula Souza, e, hoje, sou professor no sistema municipal, em minha cidade natal, a mesma Martinópolis. Lecionei na escola em que estudei e continuo a lecionar na rede municipal, no distrito de Guachos (Vila Escócia). Fiz mestrado e, no momento, busco entrar no doutoramento.
Parti e retornei para minha terra natal, rural e pobre (no âmbito do Estado de São Paulo), mas a USP me permitiu adentrar a um novo mundo, do conhecimento, que me levou a me manter
na rede pública.
Viva o Sistema Público de Ensino!
Defendamos a Universidade pública!!!