Luiz Carlos Souza Manganello, egresso da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e da Faculdade de Odontologia (FO) da USP
Em 1967, prestei vestibular para Medicina e passei na USP, apelidada de “Pinheiros” porque supostamente ficava nesse bairro em São Paulo. Em 1979, fiz vestibular pra Odontologia – USP e entrei no curso noturno. Nessa época, já era especialista em cirurgia plástica, pois fiz a residência no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Época do Cescem e meu nome “era” Luiz Carlos de Souza, porque agora é Luiz Carlos Souza Manganello. Explicando: já naquele tempo meu nome era muito comum, tanto que quando saiu a lista de aprovação na Medicina eu era “homônimo 6”. Com decorrer do tempo, consegui acrescentar o sobrenome da minha mãe – Manganello. Assim meus filhos também tem o “Manganello” de sobrenome.
Após a residência, fiz um felowwship na Carolina do Norte, Estados Unidos. Quando voltei, estimulado por um amigo, que é dentista e depois se formou médico, prestei o vestibular e fiz o curso de Odonto na USP à noite, trabalhando como médico, cirurgião plástico, de dia. Na Medicina, especializei como cirurgião plástico e na Odontologia como cirurgião bucomaxilofacial.
Fiz mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em 1983 e 1988. E escrevi quatro livros sobre cirurgia. Casei com Anamaria Varanda que se formou em Odontologia comigo em 1983 (acho que fiz esse curso pra poder “arrumar” uma esposa” – risos).
Temos três filhos. O mais velho se formou na Unicamp em Engenharia, a menina se formou em Arquitetura no Mackenzie e o mais novo na FEA-USP em 2014.
No ano passado, completei 50 anos de formado na Medicina e minha turma foi homenageada na FMUSP com uma medalha e um mini poster. Sempre morei em São Paulo e ainda atuo como cirurgião plástico e bucomaxilofacial no meu consultório há 36 anos, na rua Itapeva 500 (agora em frente ao hotel Rosewood, antigo hospital Matarazzo).
Tenho muito orgulho da USP e parabenizo-a pelos 90 anos de existência. E a todos vocês por essa iniciativa.