Readaptação escolar: Volta às aulas pós-férias de julho
A volta às aulas após as férias de julho marcam um período de readaptação escolar tanto para alunos quanto para pais. Um dos desafios enfrentados nesse processo é a mudança brusca na rotina. Durante as férias, as crianças costumam acordar mais tarde, e a readaptação envolve também, o ajuste gradual dos horários de dormir e acordar.
Mariana Cardoso, coordenadora pedagógica da Escola Nossa Senhora das Graças, o Gracinha, diz que a escola opta por uma abordagem de acolhimento e adaptação, pilares essenciais para a readaptação dos alunos à rotina escolar. “Este ano, optamos por receber os novos alunos um dia após o retorno dos veteranos. Isso nos permite acolher nossos alunos primeiro e preparar uma recepção especial para as novas crianças que vão ingressar na escola”, explica Mariana.
A escola também lançou um Padlet com dicas de férias, incentivando os alunos a explorarem atividades diferentes durante o recesso. Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo para integrar as experiências pessoais dos alunos ao ambiente escolar.
Débora Martins, coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Pioneiro, destaca a importância desse processo inicial: “É fundamental que as crianças conheçam os adultos que estarão com elas e estabeleçam os primeiros laços, uma vez que os principais eixos da educação infantil são a interação e o brincar.”
Segundo Débora, a interação envolve o contato com adultos e pares, que são as outras crianças. “É um momento em que precisamos ter bastante empatia, estar bem próximos, entender cada choro e soluço, e por que determinada reação está acontecendo na escola”, explica.
O choro geralmente vem acompanhado de uma insegurança da criança em não saber o que vai encontrar na escola. “Mas quando ela é acolhida pelos adultos e esse afeto começa a existir, o choro diminui e elas começam a se familiarizar mais com o ambiente escolar”, observa Débora.
O tempo de adaptação pode variar bastante. “Não há um tempo determinado: algumas crianças se adaptam bem na primeira semana ou no primeiro dia e depois choram; outras choram logo no primeiro dia. Tudo depende da experiência que a criança tem com a escola e da segurança que ela sente nas pessoas que estarão aqui com ela”, ressalta Débora.