Colégio Equipe promove semana de atividades antirracistas em SP

Colégio Equipe promove semana de atividades antirracistas em SP

Escola particular da região central realiza Fórum Étnico-Racial com debates, oficinas e a presença de convidados e familiares; coletivo de estudantes ajuda na organização

Matéria publicada pelo Estadão em 31/08/2024

Rodas de conversa com representantes do movimento negro, debates e até uma oficina sobre a importância do cabelo afro na construção da identidade negra marcaram a terceira edição do Fórum Étnico-Racial no Colégio Equipe, renomada escola particular da região central de São Paulo. O evento foi realizado entre os dias 25 e 31 de agosto.

O fórum foi organizado pela Comissão Antirracista do colégio, professores e o coletivo Equipreta, formado por alunos de todos os níveis que participam das atividades no contraturno escolar.

“O fórum étnico-racial, como parte do conjunto de atividades que compõem o projeto de combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, tem sido uma potente estratégia para fundamentar a proposta de reparação histórica e letramento racial no Colégio Equipe”, afirma Luciana Fevorini, diretora escolar do Colégio Equipe.

O fórum terminou neste sábado, 31, com um encontro aberto aos familiares e homenagens às contribuições das comunidades negras no evento chamado Vozes e Ecos. A programação incluiu:

  • bate-papo com o jornalista Djalma Campos, apresentador do “Seis Um Podcast”; o escritor Kaled Kanbour, autor da HQ Província Negra, sobre o herói negro Luiz Gama; a ativista independente Neon Cunha, mulher negra, ameríndia e transgênera e psicóloga e psicanalista Carolina Oliveira.
  • aula de dança com Hélio Lima, professor de Hip hop, Charm, House e Afro.

A partir da questão “Como o histórico de racismo no Brasil influencia a representatividade e identidade negra na nossa sociedade contemporânea?”, o fórum procurou conscientizar os alunos sobre as questões raciais, reconhecer as contribuições das comunidades negras e indígenas na formação do Brasil e incentivar a construção de uma sociedade mais igualitária.