O que a USP mudou na minha vida

Messy Hannear de Andrade Pantoja, doutora pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP

Morei parte da minha infância como ribeirinho em Marajó, no interior do Pará. Aos 5 anos, me mudei para uma cidadezinha também no interior do Pará e, durante o ensino fundamental, decidi que queria mudar o mundo através da pesquisa, embora não soubesse exatamente como faria isso. No entanto, estava determinada.

Após concluir o ensino médio, ingressei na universidade e diariamente viajava de barco para frequentar as aulas. Continuei perseguindo o sonho de me tornar pesquisadora, fui bolsista de iniciação e extensão, além de realizar vários estágios, o que intensificou ainda mais minha paixão pelo mundo da pesquisa.

Decidi dar um passo adiante ao fazer mestrado e sai do interior do Pará para fazer meu projeto de pesquisa na Embrapa, em São Carlos. Essa experiência foi enriquecedora e me proporcionou um crescimento significativo como pesquisadora.

Nesse momento, decidi que queria voar mais altos e aprender com os melhores professores do Brasil. Com coragem, me inscrevi em uma seleção de doutorado no programa de pós- graduação em Zootecnia da FZEA-USP. Após uma primeira tentativa sem sucesso, persisti e, na segunda tentativa, obtive êxito. Mal podia acreditar que estava ingressando em uma das melhores universidades do País.

O impacto da USP em minha vida foi imensurável. Permitiu-me aprender com os melhores, evoluir como pesquisadora e prosseguir na produção de pesquisa de alta qualidade. O mais
importante foi descobrir meu amor pelo ensino, além da pesquisa.

A USP se tornou a minha casa e foi lá que compreendi que podemos realizar o que acreditamos ser inalcançável. Os sonhos persistem, e estou caminhando em direção ao meu próximo objetivo: ser professora e pesquisadora.

Originalmente publicado em...