O futuro da política: alunos debatem ideologias e democracia
Com as eleições municipais para a prefeitura de São Paulo se aproximando, a discussão sobre como a política está inserida em sala de aula se torna relevante, uma vez que a educação para a cidadania é um dos pilares para a formação de cidadãos críticos.
A Escola Vera Cruz, em São Paulo, desenvolve um projeto interdisciplinar com os alunos do 7º ano, coordenado pelos professores de Ciências Humanas, Greyce Mendes Santiago e Vinícius Turbino. O projeto explora o sistema político brasileiro, proporcionando o engajamento dos estudantes no debate público e a compreensão sobre as diversas ideologias que moldam o cenário político do país.
No primeiro semestre deste ano, os alunos foram convidados a realizar uma pesquisa que envolveu suas famílias. Por meio de um questionário, os pais puderam compartilhar suas percepções sobre as políticas públicas em diversas áreas, contribuindo diretamente para o debate em sala de aula.
Essa participação das famílias trouxe uma dimensão prática ao projeto e abriu caminho para a etapa seguinte: um encontro entre os alunos e duas parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, que ocorrerá amanhã, dia 17.
Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Cris Monteiro (Partido NOVO), representando ideologias políticas diferentes, foram convidadas para debater temas como a convivência democrática e o respeito às diferenças ideológicas dentro do legislativo. “A conversa com as parlamentares mostrará aos alunos que a diversidade de opiniões é parte essencial da política e que o diálogo é o caminho para uma convivência saudável, mesmo entre pessoas com visões distintas”, afirma o professor Vinícius.
A escolha das parlamentares está em sintonia com o desdobramento do projeto: a importância da representatividade feminina na política. Durante o semestre, os alunos tiveram contato com o podcast “Sufrágio”, da Folha de S. Paulo, que aborda a história do voto feminino e o papel das mulheres na política brasileira. Os alunos foram incentivados a ouvir o podcast com suas famílias, como forma de ampliar o debate sobre a participação das mulheres no cenário político. “A ideia é conectar o trabalho de sala de aula com o mundo real, mostrando como as conquistas femininas na política foram fundamentais para a democracia que temos hoje”, comenta Greyce.
Ao combinar pesquisa, debate e o contato direto com figuras políticas, o conhecimento aplicado vai além do conteúdo acadêmico tradicional, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos engajados e conscientes do papel que desempenham na sociedade.
Leia a seguir, como será a conversa dos alunos do Ensino Médio da Escola Vera Cruz, junto aos candidatos a vereadores. *Escola debate as desigualdades de São Paulo com candidatos a vereadores*