Estudantes debatem com candidatos a vereadores as desigualdades de São Paulo
“A cidade que queremos – Pensando a cidade a partir do mapa da desigualdade”. Este será o tema central de um debate dos estudantes do ensino médio da Escola Vera Cruz com cinco candidatas e candidatos à vereador nas eleições de outubro. Antes do debate, os estudantes participarão de palestras com renomados especialistas que pensam a cidade e servirão de preparação e elaboração de peguntas para os candidatos. As palestras serão realizadas no dia 23/09, quando os alunos serão divididos em várias oficinas. O debate com os candidatos acontece no dia seguinte, dia 24/09. Ambas atividades serão no período da manhã.
Veja a programação:
23/09
9h20 às 11h – Palestras
Cenário e desafios da eleição municipal de São Paulo, com Fernando Luiz Abrúcio, doutor em Ciência Política pela USP, professor de Administração Pública na FGV-SP, além de ter sido pesquisador visitante do MIT (EUA).
Direitos Humanos, Direitos dos Animais e Emergência Climática, com Guilherme Assis de Almeida – professor da Faculdade de Direito da USP e presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP)
Pensar o espaço público para pensar o direito à cidade. Casos emblemáticos em São Paulo, com Patrícia Maria de Jesus – professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC), é doutora e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).
11h20 às 13h – Oficinas de discussão sobre as palestras e elaboração das perguntas para as (os) candidadas (os).
24/09
10h15 – 12h15 – Debates com
Launa Alves, Psol – psicóloga, ativista dos movimentos negro, feminista e LGBT. É formada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e em Saúde Coletiva e Atenção Primária pela Faculdade de Medicina da USP. Em 2020 foi eleita a vereadora mais jovem da história de São Paulo pelo PSOL.
Marina Bragante, Rede – Paulistana, mãe de trigêmeos e mestre em Administração Pública por Harvard. Trabalhou por mais de 15 anos na prefeitura, na Câmara Municipal e no Governo do Estado.
Nabil Bonduki, PT – Arquiteto e urbanista, é doutor em ambiente urbano e professor titular de planejamento na USP. Foi superintendente de Habitação Popular no governo de Luiz Erundina, secretário de Cultura de Fernando Haddad e vereador em dois mandatos.
Raphael Lima, Novo – Raphael é divulgado do libertarianismo por meio do canal “Ideias Radicais” no Youtube. Cursou quatro anos de psicologia e um ano de engenharia mecânica na UFPR. Foi analista de políticas públicas no Instituto Libertas.
Ramirez Lopes – MDB – Graduado em Gestão Pública pela USP, foi presidente da Comissão Municipal da Juventude e coordenador de políticas para a juventude na gestão de Bruno Covas.