Graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz abre inscrições para 2025
A graduação presencial em Pedagogia do Instituto Vera Cruz está com as inscrições abertas para 2025. O curso é composto por 08 (oito) módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica brasileira e promovem o conhecimento sobre o cotidiano escolar e a sala de aula. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a profissão docente, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.
A graduação oferece um programa de bolsas de até 50%. Entre as condições para a concessão do benefício estão a prova do ENEM, com 450 pontos ou mais, ter cursado o ensino médio na rede pública, ter renda familiar de 04 salários mínimos e aprovação no processo seletivo.
Inscrições e informações em veracruz.edu.br/graducao-pedagogia
A graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las. Outro diferencial é o seu Núcleo de Pesquisa e os convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.
Com 04 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h30 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às terças-feiras, as atividades são à distância. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo. A mensalidade é de R$ 960,00.
Proposta pedagógica
Dividida em 08 (oito) semestres, a graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz é composta pelos seguintes módulos:
Infância: As disciplinas abrangem estudos a partir de aspectos da produção das culturas infantis e de contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, de acordo com uma perspectiva histórica e a realidade contemporânea. O objetivo é favorecer e ampliar o olhar das estudantes para as especificidades das infâncias em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.
Arte, Cultura e Educação: Neste módulo, são observadas, entre outros aspectos, as especificidades das manifestações culturais brasileiras no campo das Artes Visuais, da Música, e da Cultura Digital.
Educação Infantil: creche e pré-escola: Foco nas singularidades das instituições de Educação Infantil, seus modos de organização e rotinas, e como contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária.
Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza: Neste módulo, concentração na discussão e análise de práticas pedagógicas que articulam as duas áreas.
Ensino Fundamental: alfabetização inicial: as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e matemática. Situações de sala de aula e documentos curriculares são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também são estudados documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas e o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam as aprendizagens iniciais.
Ensino Fundamental práticas de linguagem e matemática: as disciplinas desde módulo tem como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas.
Gestão escolar e políticas públicas: Abrange os estudos que envolvem a gestão escolar e o trabalho de caráter educacional a ser realizado com os estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.
Território educativo: Este módulo debate a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade. O objetivo é estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes niveis do currículo; valorizar a diversidade no processo de ensino e de aprendizagem; contribuir para a formação de crianças como sujeitos éticos e responsáveis, além de compreender o papel da escola em suas relações institucionais e comunitárias.