Graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz abre inscrições para 2025

Graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz abre inscrições para 2025

graduação presencial em Pedagogia do Instituto Vera Cruz está com as inscrições abertas para 2025. O curso é composto por 08 (oito) módulos temáticos que favorecem a imersão na realidade da educação básica brasileira e promovem o conhecimento sobre o cotidiano escolar e a sala de aula. Além das aulas teóricas, que abrangem os fundamentos científicos, o estudante participa de oficinas de reflexão sobre a profissão docente, seminários, debates, práticas de leitura e escrita e estágios supervisionados.

A graduação oferece um programa de bolsas de até 50%. Entre as condições para a concessão do benefício estão a prova do ENEM, com 450 pontos ou mais, ter cursado o ensino médio na rede pública, ter renda familiar de 04 salários mínimos e aprovação no processo seletivo.

Inscrições e informações em veracruz.edu.br/graducao-pedagogia

A graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz trouxe ao Brasil o conceito de didáticas específicas – a noção de que cada disciplina que compõe o currículo da Educação Básica possui princípios próprios que norteiam as melhores estratégias para ensiná-las. Outro diferencial é o seu Núcleo de Pesquisa e os convênios de colaboração com outros centros de referência, como a Universidade de La Plata, na Argentina.

Com 04 anos de duração, o curso é oferecido na modalidade presencial no período noturno (das 18h30 às 22h), com aulas presenciais quatro vezes por semana. Às terças-feiras, as atividades são à distância. O curso é avaliado com nota 4 no Enade e está entre as melhores formações de Pedagogia de São Paulo. A mensalidade é de R$ 960,00. 

Proposta pedagógica

Dividida em 08 (oito) semestres, a graduação em Pedagogia do Instituto Vera Cruz é composta pelos seguintes módulos:

Infância: As disciplinas abrangem estudos a partir de aspectos da produção das culturas infantis e de contextos de desenvolvimento e de aprendizagem, de acordo com uma perspectiva histórica e a realidade contemporânea. O objetivo é favorecer e ampliar o olhar das estudantes para as especificidades das infâncias em seus distintos momentos, superando determinismos de diferentes naturezas.

Arte, Cultura e Educação: Neste módulo, são observadas, entre outros aspectos, as especificidades das manifestações culturais brasileiras no campo das Artes Visuais, da Música, e da Cultura Digital.

Educação Infantil: creche e pré-escola: Foco nas singularidades das instituições de Educação Infantil, seus modos de organização e rotinas, e como contemplar as formas próprias de aprendizagem das crianças nessa faixa etária.

Ensino Fundamental: Ciências Humanas e Ciências da Natureza: Neste módulo, concentração na discussão e análise de práticas pedagógicas que articulam as duas áreas.

Ensino Fundamental: alfabetização inicial: as disciplinas focam as aprendizagens iniciais em língua escrita e matemática. Situações de sala de aula e documentos curriculares são discutidos, analisados e elaborados para a apropriação dos conteúdos que precisam ser priorizados e das formas de intervenção. Também são estudados documentos oficiais atrelados a programas e políticas públicas e o uso de ferramentas tecnológicas que potencializam as aprendizagens iniciais.

Ensino Fundamental práticas de linguagem e matemática: as disciplinas desde módulo tem como propósito discutir concepções didáticas, eixos e conteúdos que envolvem essas duas áreas.

Gestão escolar e políticas públicas: Abrange os estudos que envolvem a gestão escolar e o trabalho de caráter educacional a ser realizado com os estudantes, envolvendo a convivência ética e a construção da moralidade.

Território educativo: Este módulo debate a formação mais ampla das crianças, conectando a escola com a vida da comunidade. O objetivo é estabelecer múltiplas relações sobre os diferentes niveis do currículo; valorizar a diversidade no processo de ensino e de aprendizagem; contribuir para a formação de crianças como sujeitos éticos e responsáveis, além de compreender o papel da escola em suas relações institucionais e comunitárias.