Colégio Magno/Mágico de Oz avança em direção à sustentabilidade com novo espaço Remida
As recentes catástrofes climáticas têm mostrado a urgência de uma educação voltada para a sustentabilidade. Indo nessa direção, o Colégio Magno/Mágico de Ozagora conta com um novo espaço: o Remida. Inspirado no ReMida Bologna d’Acqua, da região da Emília-Romanha, na Itália, o Remida é dedicado à reutilização criativa de materiais descartados, promovendo a sustentabilidade desde cedo.
No Remida, materiais como madeira, retalhos de tecido, plástico e papelão, que normalmente seriam descartados, ganham outro destino e se transformam em ferramentas educativas, permitindo que as crianças explorem suas possibilidades criativas em um grande e sustentável laboratório. Além disso, o espaço visa proporcionar aos alunos uma experiência imersiva, e conta com projeções de imagem, som e luzes.
Regina Célia, coordenadora da Educação Infantil, explica que o Remida vai além da reciclagem tradicional: “Não trabalhamos com sucata comum, mas com materiais industriais que voltam para o espaço após serem utilizados em atividades criativas. As crianças ficam encantadas, pois esses materiais estimulam a imaginação e permitem diversas formas de exploração.”
O Remida faz parte do projeto Magno Sustentável, uma iniciativa do colégio, que busca tornar todas as suas unidades 100% sustentáveis. Entre as iniciativas, está a instalação de placas solares, de biodigestores que transformam resíduos orgânicos em biogás para aquecer a água dos chuveiros, hortas internas (hidroponia) e externas, reutilização de água.
Outra iniciativa é a reciclagem de fraldas descartáveis, que levam até 600 anos para se decompor sendo consideradas grandes vilãs do meio ambiente. Sabendo disso, o Colégio Magno em parceria com a Boomera, empresa especializada em tecnologia para o descarte de resíduos, desde de 2020, iniciou o processo de reciclagem de fraldas descartáveis usadas pelas crianças do berçario. A resina plástica é transformada em canetas, são distribuídas em eventos, para visitantes e para a comunidade escolar.
“A partir do ano que vem, a ideia é expandir esse lado de sustentabilidade para o lado pedagógico, incluir no currículo a partir da Educação Infantil e expandir para todas as nossas unidades. É quase como as aulas de inglês, que são desde o berçário, queremos começar na base a falar sobre sustentabilidade” diz Milton Ribeiro, Gestor de Sustentabilidade do colégio.