Educação antirracista com feijoada e arte

Educação antirracista com feijoada e arte

No domingo, dia 08 de junho, vai rolar uma feijoada solidária de combate ao racismo nas escolas, com muita música, rodas de leituras, conversas e várias oficinas de arte para a criançada. Pelo terceiro ano seguido, o Colégio Equipe e o Instituto Equipe Cultura e Cidadania organizam um almoço na Ocupação 9 de Julho, rua Álvaro de Carvalho, 427, na Bela Vista, das 12h às 17h.

Sob o comando da chef Talitha Barros, do restaurante Conceição Discos, será servida uma super feijoada nas versões tradicional e vegetariana, por R$ 50,00. Parte da renda do evento vai para o Programa Procecer, que oferece bolsas de estudos integrais no Equipe para crianças e adolescentes negras de famílias das ocupações. Venda dos ingressos antecipados na secretaria da escola, rua São Vicente de Paulo, 374, Higienópolis. Telefones (11) 3662-6500 e (11) 3579-9150.

Conheça e apoie o Programa Proceder

Confira a programação completa, das 12h às 17h

Era Outra Vez – Espaço de Mediação de Leitura, com a partipação dos jovens dos projetos sociais do Instituto e do colégio Equipe, as crianças da Ocupação 9 de julho e alunos da EMEI Patrícia Galvão. 

Ver o Mundo – Construção de Piabas – oficina de piabas – peixes voadores – para colorir a Ocupação, com os jovens dos projetos sociais do instituto e do colégio e as crianças da EMEI Monteiro Lobato.

Oficina de Tranças – realizada por mulheres trancistas da Ocupação 9 de Julho, esta oficina celebra a força e a ancestralidade dos saberes afro-brasileiros. Essas mulheres também trançam histórias, memórias e lutas — afirmando sua presença e protagonismo na construção de uma sociedade mais justa e antirracista.

Oficina Afeto na Lata – criação de arte e escrita de poesia em latas de sprays vazias, organizado pelo artista plástico Hélder Oliveira.

Bordação na Ocupação – Linhas de Sampa, as bordadeiras da Ocupação e da Comissão Antirracista do Equipe, promovem uma roda de conversas e bordados. Uma mistura de prosa, pano, linha e agulha para crianças, jovens e gente grande de todas a s idades (não precisa nem saber bordar!).

Exibição do Curta “Pretagonismo e Luta” – Documentário realizado por estudantes e professores do curso temático de cinema do colégio, sob orientação do professor Moira Toledo. O filme parte de uma investigação sobre o letramento racial na escola, atravessada por um episódio marcante de racismo.

RODAS E APRESENTAÇÕES

13h – Roda de Capoeira Equipe – Com mestres da escola e convidados, roda celebra a capoeira como expressão viva da cultura afro-brasileira.

13h30 – Contação de Histórias + Performance, com Wanda Cavalcante 

14h – Roda de Conversa “Violência contra os corpos negros”. Compartilhamento do processo vivido no caso de racismo no shopping Higienópolis sofridos por alunos do colégio Equipe. Mediação: Equipreta

15h – Quarteto Casa Forte – Com uma formação peculiar – violino, violoncelo, bandolim e violão,  o quarteto surgiu a partir de dois duos:  Fábio e Italo Peron e Luiz Amato e Adriana Holtz – músicos  com experiência em música instrumental, clássica  e popular, o que lhe confere sonoridade  e interpretação especiais.  Em atividade desde 2023, o quarteto apresenta  temas de autores consagrados da música brasileira como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli, Ernesto Nazareth, Edú Lobo e Tom Jobim, entre outros.

16h – Kim & Dramma – Dupla de hip-hop experimental da nova cena paulistana, formada durante a pandemia a partir de trocas musicais no ensino médio. Com uma estética autoral e ousada, misturam beats quebrados, jazz, rock progressivo e letras existenciais. Trazem influências de Arrigo Barnabé, Rage Against the Machine, Tigran Hamasyan e Djonga. Com Kim Cortada nas rimas e Quico Dramma na produção e bateria, lançaram o EP Kako (2021) e o álbum No Ombro dos Outros (2024).