“Pretagonismo”: alunos do Colégio Equipe lançam documentário sobre caso de racismo e luta antirracista
Nesta semana, alunos do Colégio Equipe, em São Paulo, apresentam o documentário “Pretagonismo”. A produção é uma resposta direta ao recente caso de racismo contra dois estudantes negros da instituição ocorrido no Shopping Pátio Higienópolis. O filme, foi produzido por estudantes do curso temático de cinema junto com professores, faz parte da sessão especial “Equipreta tá no FITA” e tem como objetivo documentar e refletir sobre o processo de letramento racial feito na escola, além de dar voz aos estudantes afetados, seus familiares e professores.
O caso, que gerou grande mobilização na comunidade escolar e teve repercussão nacional, aconteceu em abril deste ano. Dois estudantes negros do Colégio Equipe foram abordados por seguranças do shopping com base na falsa suspeita de que estivessem “incomodando” uma amiga branca e “pedindo esmolas”. A discriminação ocorreu poucas horas após uma aula sobre letramento racial e condutas antirracistas realizada na escola. Isso gerou ainda mais indignação e motivou uma manifestação pública. O protesto começou em frente ao colégio, mas seguiu até o Shopping Pátio Higienópolis, reunindo movimentos sociais, coletivos de moradia e organizações antirracistas.
“Pretagonismo” conecta essas diferentes facetas do episódio — a violência vivida, a mobilização coletiva e o compromisso pedagógico — por meio de entrevistas com os estudantes participantes, familiares, docentes e membros do Coletivo Equipreta, que co-organiza a sessão em parceria com a Comissão Antirracista do Equipe.
Após a exibição do documentário, haverá um debate com a presença de integrantes da Comissão Antirracista do Equipe e estudantes do curso temático de cinema que foram responsáveis pela produção do filme.