Treze cursos de extensão de Educação e Escrita Criativa
Cursos de extensão são uma excelente oportunidade para uma formação continuada dos profissionais da educação em temáticas contemporâneas, como inteligência artificial, masculinidade, racismo, ciberbullying, universo literário, entre outros. O Instituto Vera Cruz, espaço de estudos, reflexões e construções para a experiência profissional no campo educacional, está com inscrições abertas (e com desconto!) para 13 cursos de extensão nas áreas de Educação e Escrita Criativa. As aulas começam no segundo semestre, nos formatos híbridos e EAD, em encontros ao vivo (síncronos) e assíncronos. As vagas são limitadas.
Isscrições em veracruz.edu.br/extensao/educacao e veracruz.edu.br/exensao/escrita-criativa/
Confira abaixo os detalhes dos cursos ou clique nos títulos.
(Ciber)bullying: o que é e como intervir – Curso discute o fenômeno do ponto de vista moral; a diferença entre o bullying e outros problemas de convivência; as especificidades da versão online; as maneiras de prevenir que envolvem o protagonismo juvenil; e como intervir de forma intencional com todos os envolvidos.
O processo de produção de textos literários na escola – Reflexões sobre as etapas do processo de escrita de um texto literário com crianças, discutindo quais são os aspectos mais importantes da preparação docente para esse percurso de ensino e aprendizagem, bem como o que se pode esperar das escritas infantis.
E depois da escrita do texto? Processos de revisão textual na escola – O que fazer depois que o texto está escrito? De que forma avaliar a produção da turma para planejar os momentos de revisão textual? Curso aprofunda reflexões sobre a escrita de textos na escola contribuindo para uma compreensão mais ampla do momento de revisão textual, quando as crianças retomam suas produções e precisam localizar aspectos variados que necessitam de ajustes para garantir que o texto fique melhor escrito.
Livro ilustrado – Leitura, análise e mediação – Uma imersão teórico-prática no universo do livro ilustrado, com uma abordagem das origens e percursos até os dias atuais. Um olhar atento sobre os aspectos estéticos, oferecendo espaço para a valorização das múltiplas materialidades presentes nos livros ilustrados. Serão analisadas obras de autores nacionais e internacionais, com destaque para suas características estéticas, literárias e os “não ditos” — lacunas que ampliam o potencial de leitura dessas obras.
Pretoguês: vozes africanas nos falares do Brasil – Curso propõe uma análise aprofundada das influências das línguas africanas nos falares brasileiros, reconhecendo essas manifestações linguísticas como produtos legítimos de resistência, inovação e transformação cultural. Ancorado em referenciais teóricos africanos e afrodiaspóricos, o curso visa desconstruir concepções tradicionais que qualificam como “incorreto” ou marginal aquilo que, na verdade, é parte integrante do processo de evolução da língua portuguesa brasileira.
Ferramentas IA, ética e multiletramentos – Extensão prepara educadores, mesmo sem familiaridade com IA, para integrar ferramentas de inteligência artificial em suas práticas pedagógicas de forma consciente, crítica e ética. Fomenta a reflexão sobre implicações éticas, vieses, direitos autorais e o futuro da educação com IA, e elabora estratégias para seu uso responsável e inovador na escola.
Grupo de Estudos LABMAT – O papel do registro de estratégias na construção do conhecimento matemático: diálogos da didática da matemática à luz dos estudos de Piaget – Grupo de estudos propõe uma investigação teórico-reflexiva sobre o papel dos registros das estratégias, hipóteses e formulações das crianças no processo de construção do conhecimento matemático. Proposta inclui a leitura e discussão de textos fundamentais, promovendo articulações conceituais, com foco na prática pedagógica e na escuta ativa das produções das crianças.
Masculinidades na escola – Curso oferece um panorama contemporâneo sobre as reflexões em torno das masculinidades tanto no debate internacional quanto em produções científicas brasileiras e as aplica ao contexto escolar, contemplando temas como interseccionalidade, cuidado, violências, masculinismos e internet.
CURSOS DE EXTENSÃO EM ESCRITA CRIATIVA
Oficina de Literatura Infantojuvenil – Escrever para crianças e jovens é mais fácil ou mais difícil do que para adultos? A oficina aborda essa questão de forma prática, a partir de exercícios de escrita criativa que evidenciam as especificidades do gênero em suas diversas formas de realização. Promove ainda a oportunidade de discutir aspectos teóricos da literatura para crianças e jovens a partir dos textos produzidos pelos participantes e discutidos em grupo.
Oficina de Não Ficção Literária – Voltada para quem se interessa em explorar a escrita que tem como base as experiências reais, oficina parte de exercícios práticos para discutir a não ficção, uma das áreas mais estimulantes da literatura atual. Por meio de atividades e da análise dos textos produzidos, os participantes poderão descobrir as possibilidades criativas de gêneros como a memória, a autobiografia, os diários, o ensaio e a crítica.
Oficina de Ficção – Experimentar as possibilidades da escrita de prosa, observar seus atos, o que move a escrita ficcional, refletir sobre a relação entre o real e o ficcional, olhar como escritor para a diversidade de gêneros textuais e das narrativas contemporâneas, é o convite desta oficina. Os participantes irão escrever e debater suas produções, os usos da linguagem literária na produção dos sentidos e dos interesses de cada um na livre expressão de suas ideias.
A escrita de diálogo na literatura, no cinema e na TV – Combinando prática e teoria, o curso é voltado tanto para literatura quanto audiovisual. Diálogos na literatura são muito diferentes dos diálogos no cinema. O que roteiristas têm a aprender com as obras literárias? E o que escritores têm a aprender com os roteiros? A partir de exemplos práticos de romances, peças, filmes e séries, curso analisa as funções, os conteúdos, as formas e as técnicas de fala de personagens nos principais meios de mídia narrativa.
Escrita criativa na sala de aula – O curso vai discutir o que é a escrita criativa, o processo cognitivo da escrita, o papel fundamental da leitura, como aprendemos a escrever textos, a avaliação da escrita dos alunos, a revisão de textos e a autoria no processo de escrita. Participantes farão exercícios de leitura e escrita e de planejamento de atividades didáticas a partir dos conteúdos discutidos.