A diversidade na alfabetização será o tema central de um evento com várias palestras e mesas de comunicação com educadores agora em outubro. O Instituto Vera Cruz e o Instituto Ekoa apresentam o Seminário Alfabetização, que será realizado dia 25 de outubro de forma presencial e dias 28 e 30 de outubro no formato virtual. A abertura será com uma das maiores especialistas no tema, a argentina Mirta Castedo, doutora em investigação educativa, professora emérita da Universidad Nacional de La Plata e membro do Conselho Consultivo da Red Latinoamericana de Alfabetização. As editoras Diálogos e Peirópolis terão estandes com venda de livros. O seminário também comemora os 20 anos da pós graduação Alfabetização: Relações entre Ensino e Aprendizagem, do Instituto Vera Cruz
As inscrições estão no endereço veracruz.edu.br/seminario-alfabetização
Confira a programação completa
Seminário Presencial, dia 25 de outubro
Manhã, das 9h às 12h30, no Teatro Aspro (Rua Joaquim Dias de Oliveira, 22, Remédios – Osasco – SP)
Valor do investimento: R$ 210,00
Palestra: Atenção à diversidade no ensino do sistema de escrita alfabética, com Mirta Castedo
Avanços de uma investigação sobre o ensino intensivo do sistema de escritura nas escolas públicas do Uruguai, com crianças que iniciam o 2º ano. A proposta combinou intervenções pedagógicas e organizacionais para atender à diversidade na aula, pela diversificação de situações de ensino e do uso de reagrupamentos flexíveis. Serão compartilhados resultados, avanços conceituais e reflexões sobre as condições que possibilitaram a aprendizagem.

Mirta Castedo
Professora de graduação. Doutora em Investigação Educativa. Professora emérita da Universidad Nacional de La Plata. Membro do Conselho Consultivo da Red Latinoamericana de Alfabetização
Palestra: Relato de experiência: Alfabetização e a educação para relações étnico-raciais
Os estudos ressaltam a importância de propor situações de leitura e escrita que valorizem a pluralidade e a diversidade étnico-culturais afro-brasileira e africana. Serão apresentadas algumas propostas pedagógicas a partir da experiência na sala de aula na instituição escolar ateliescola acaia. Além disso, serão compartilhadas reflexões sobre como as instituições escolares podem assegurar uma educação com equidade racial para as crianças, em consonância com a Lei. 10.639/03.

Karina Santos da Silva
Pedagoga, mestra em Educação pela Unicamp e Especialista em Alfabetização pelo Instituto Vera Cruz. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atualmente coordena o Centro de Estudos e Pesquisas do ateliescola acaia. Desenvolve atividades de formação continuada de professores, produção e análise de materiais didáticos. Pesquisa os seguintes temas: alfabetização, ensino, aprendizagem e relações étnico-raciais na educação.
Tarde – das 14h30 às 16h30: no Instituto Vera Cruz (R. Baumann, 73 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP). É possível almoçar na cantina do instituto, das 12h30 às 14h30
Mesa 1: Experiências com gestão da aprendizagem em contextos vulneráveis: EMEF Profa. Maria Aparecida Rodrigues Cintra e EMEF Espaço de Bitita
Mesa 2: Alfabetização e o tratamento dado às diferenças em contextos variados
Mesa 3: Perspectivas e evidências em torno da alfabetização no contexto das culturas do escrito
Mesa 4: Alfabetização e diversidade linguística
Mesa 5: Grupo de Pesquisa Investigação Didática do Instituto Vera Cruz (GRUPID-VC)
Seminário Virtual – Gratuito
Terça-feira, dia 28 de outubro, das 19h às 21h
Palestra: Formação de formadores: o funcionamento da cadeia formativa centrada na tematização da prática
A partir dos resultados apresentados na tesis de maestría em Escritura y Alfabetización, na Universidad Nacional de La Plata (Argentina), refletiremos sobre o funcionamento de uma cadeia formativa no processo de formação de formadores tendo como foco o estudo das situações de tematização da prática e as ações realizadas nas diferentes instâncias. Os dados analisados revelam em que medida o que foi trabalhado em cada instância da cadeia formativa correspondeu ao que se fez no nível seguinte — o que se conservou e as transformações que foram produzidas — e o que os sujeitos — formadores e professores —conseguiram ensinar e aprender a partir do trabalho de formação.

Carla Tocchet
Formada em Educação, mestra em Escritura y Alfabetización na Universidad Nacional de La Plata sob a orientação das professoras Telma Weisz e Delia Lerner, codirectora na maestría. Assessora e formadora de secretarias municipais de Educação na área de ensino de Língua Portuguesa. Produtora de materiais didáticos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental de redes públicas. Atuou como formadora da equipe central do Programa Ler e Escrever na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Coordenadora do grupo de pesquisa e investigação da parceria entre o Instituto Vera Cruz e a Universidad Nacional de La Plata. Coordenadora pedagógica do Programa de Redes municipais na Parceiros da Educação. É também docente do curso de pós-graduação Alfabetização: Relações entre o Ensino e Aprendizagem, no Instituto Vera Cruz.
Quinta-feira, dia 30 de outubro, das 19h às 21h
Apresentação da Red Latinoamericana de Alfabetização
Palestra: Alfabetização e diversidade – tratamento dado às atividades diversificadas
O respeito pelos diferentes pontos de partida das crianças em relação ao conhecimento do sistema de escrita e o reconhecimento de que cada uma chega com experiências prévias únicas exigem práticas de ensino de alfabetização que respondam à diversidade da sala de aula. A sistematização das variáveis didáticas, desenvolvida pela Didática da leitura e da escrita, permite aos educadores criar experiências de aprendizagem que se ajustem de maneira mais precisa às necessidades e potencialidades de cada estudante. Nesta conferência, serão compartilhadas experiências práticas sobre o design e desenvolvimento de tarefas diversificadas de leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Gabriela Hóz
Professora em Ciências da Educação e mestra em Escrita e Alfabetização. É docente de institutos de formação docente, coordenadora da área de Práticas de Linguagem em escolas primárias e docente da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação pela Universidad Nacional de La Plata, onde dirige o mestrado e a especialização em Escrita e Alfabetização. Há mais de 15 anos, dedica-se à formação continuada de professores e à investigação sobre ensino de práticas de linguagem e processos de alfabetização.