O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo abre as inscrições para o seu tradicional processo seletivo de ensino técnico integrado ao médio gratuito com uma grande novidade em 2026: 60 vagas para o novo curso de Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em inteligência artificial e automação.
O edital inclui também o Ensino Técnico integrado ao médio com habilitação em Automação Industrial (30 vagas) e Edificações (30 vagas), além de bolsas de estudo para o Ensino Médio regular.
Para as bolsas dos cursos técnicos integrados ao médio, 40% são destinadas a estudantes de famílias com renda per-capita de até 1 e ½ saláriomínimo federal e 60% para estudantes de famílias com renda per-capita de até 3 salários mínimos federais. Os candidatos aprovados receberão ainda alimentação, uniforme, material escolar e vale transporte para quem não é beneficiário do passe livre.
As vagas para as bolsas do Ensino Médio Regular são de ampla concorrência, ou seja, não há critério sócioeconômico. Nesse caso, as bolsas cobrem 100% do valor da mensalidade. A alimentação, uniforme, material escolar e vale transporte são de responsabilidade das famílias.
Para concorrer, em qualquer das modalidades, os alunos devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II em 2025. Todos os cursos são em período semi-integral.
As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 24 de novembro e a prova será realizada no dia 14 de dezembro.
Acesse o edital do processo seletivo 2026 e faça a inscrição em liceuescola.com.br.
Fundado em 1873, o Liceu de Artes e Ofícios é referência nacional em ensino técnico profissionalizante e está em constante processo de inovação. Recentemente, inaugurou o Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis, com aporte de R$ 1,2 milhão do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Ensino Técnico integrado ao Médio em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em inteligência artificial e automação, foi criado para atender a vanguarda da tecnologia. A base do curso é uma sólida formação em desenvolvimento de software, tanto em aplicações com interação direta com os usuários, quanto na lógica e estrutura por trás das interfaces. Entre os conteúdos trabalhados, destaca a arquitetura de sistemas e hardwares computacionais, banco de dados, redes de segurança de informações, machine learning, deep learning, robótica, sistemas embarcados e internet das coisas (Iot).
O Ensino Técnico integrado ao Médio em Automação Industrial, com ênfase emtecnologias de construção, atende o novo mercado de trabalho que surge com as edificações inteligentes, as impressões 3D e a robótica, formando profissionais versáteis com visões abrangentes e sustentáveis.
O Ensino Técnico integrado ao Médio em Edificações, com ênfase em projetos egestão sustentável,capacita os estudantes para uma atuação diversificada na construção civil, com múltiplas habilidades na modelagem de projetos de engenharia e arquitetura, planejamento de obras, instalação e integração de sistemas prediais.
O Ensino Médio Regular oferece aos alunos, a partir do seu projeto de vida, a possibilidade de optar por um dos dois seguintes itinerários formativos: Humanidades (com aprofundamento em conteúdos e habilidades de linguagens e ciências humanas) e Exatas (com aprofundamento em conteúdos e habilidades de matemática e ciências da natureza).
A taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$ 70,00.