- Episódio do Folha na Escola debate dificuldades dos jovens para se relacionarem off-line
- Programa discute uso mais equilibrado da tecnologia na infância e na adolescência
Matéria publicada em 09/10/2025 na Folha de SP
Um grupo de 30 adolescentes topou viajar para um sítio no meio da mata atlântica e desligar o celular para experimentar um outro tipo de conexão: a presencial. A maioria não se conhecia antes, e a experiência foi transformadora.
O 4º episódio do Folha na Escola, publicado nesta quarta-feira (8), trata das dificuldades que muitos estudantes têm de se conectar fora do universo digital e propõe caminhos para que eles possam se reconectar entre si, com os professores, com os pais e, antes de mais nada, consigo próprios.
O novo episódio, “Paraquedas, Bússola e Fogueira: Uma Viagem para a Conexão Entre os Adolescentes” está nas principais plataformas de podcast e no site da Folha.
O programa de imersão e reconexão dos jovens se chama Geração GSA (Guerreiros sem Armas), aconteceu em Santos, no litoral de São Paulo, e foi organizado por uma ONG, o Instituto Elos.
“Hoje a gente vê que os jovens chegam aqui e que não têm mais a habilidade de conhecer pessoas ao vivo. Eles já têm uma persona que criaram nas redes sociais, no WhatsApp. Mas, ao vivo, eles não conseguem, é mais difícil. As amizades que a gente fazia, hoje em dia, estão substituídas por uma tecnologia”, disse Mariana Gauche, uma das fundadoras do Instituto Elos.
O podcast também entrevista educadores e estudantes de escolas que decidiram vetar os celulares nas viagens de estudo do meio. O relato foi de um envolvimento maior dos alunos com a programação, e de mais conexão entre eles.
Nessa temporada, o Folha na Escola tem como tema um uso mais equilibrado da tecnologia na educação e na vida das crianças e dos adolescentes.
Nos episódios anteriores, o podcast entrevistou Jonathan Haidt, autor do best-seller “A Geração Ansiosa”, mostrou mudanças nos recreios desde que os celulares foram banidos do ambiente escolar e debateu as causas e consequências do cyberbullying, além de caminhos para a solução.
O Folha na Escola é voltado a professores, estudantes, pais e a todos que se interessam por educação. A apresentação é de Laura Mattos, repórter especial da Folha, que já foi colunista de educação e cobre a área desde 2019, além de ter atuado no jornal como editora da Folhinha e de tecnologia, entre outras funções.
A produção, a reportagem e o roteiro são de Laura Mattos e Eliane Leme. A edição de som é de Eliane Leme, e a coordenação é de Magê Flores e Gustavo Simon. O podcast tem apoio do Sesi São Paulo.
Os episódios estão no mesmo feed usado para o Folha na Sala, podcast para professores publicado de 2019 a 2023, que teve seis temporadas.
Folha na Escola
Quando às quartas, 8h
Onde nas principais plataformas
