Oficinas de Escrita Criativa: não ficção literária; literatura infantojuvenil; ficção e poesia

Quem deseja experimentar, explorar e aprimorar seus conhecimentos e suas habilidades de escrita e criação como escritores de literatura pode se inscrever para as Oficinas do Departamento de Escrita Criativa do Instituto Vera Cruz. No formato EAD e de curta duração, elas são ao vivo e planejadas como atividades permanentes, cujo caráter essencialmente prático não se esgota em uma participação. Confira as quatro oficinas que estão com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2026 com descontos de 10% até 23 de março.

Não Ficção Literária – Voltada para quem se interessa pela escrita baseada nas experiências reais, a oficina trabalha os escritos de cada aluno para discutir a não ficção. Por meio de exercícios em aula e textos que as alunas escreveram previamente, os participantes descobrirão as possibilidades criativas de gêneros como a memória, a autobiografia, o diário, o ensaio e a crítica. A oficina é ministrada por Livia Lakomy, jornalista, escritora e tradutora. Mestra em Escrita Criativa de Não Ficção pela Columbia University e doutora em Letras – Estudos da Tradução pela USP, dá aulas na pós-graduação Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz desde 2017.

Literatura Infantojuvenil – Escrever para crianças e jovens é mais fácil ou difícil do que para adultos? A oficina aborda essa questão de forma prática, a partir de exercícios que evidenciam as especificidades do gênero em suas diversas formas. Dirigido a todos que já escrevem ou querem experimentar a atividade de escritor, a oficina discute aspectos teóricos da literatura para crianças e jovens a partir dos textos produzidos pelas participantes e discutidos em grupo. Quem dirige a oficina é o jornalista e escritor João Luiz Guimarães. Como autor de literatura infantojuvenil, recebeu prêmios como o Selo Distinção Cátedra Unesco, Prêmio FNLIJ, Biblioteca ODS-ONU e 30 melhores livros infantis do ano da Revista Crescer. Em 2021, foi agraciado com dois Prêmios Jabuti (Melhor Livro Infantil e Livro do Ano), pela obra Sagatrissuinorana (OZé Editora), realizada em parceria com Nelson Cruz. Atualmente, é professor na pós-graduação Formação de Escritores do Instituto Vera

Ficção – Experimentar as possibilidades da escrita de prosa, observar o que move a escrita ficcional, refletir sobre a relação entre o real e o ficcional, olhar como escritora para a diversidade de gêneros textuais e de narrativas contemporâneas: esse é o convite da oficina. Ambientadas em um espaço de trabalho conjunto, as participantes vão escrever e debater suas produções a partir de estímulos provocados pela leitura e análise de textos de outros autores, dos usos da linguagem literária e dos interesses de cada um na livre expressão de suas ideias. A oficina é dirigida por Gabriela Aguerre, escritora, jornalista e professora de Escrita Criativa. Graduou-se em Comunicação pela PUC-SP, cursou Linguística na FFLCH-USP, trabalhou por duas décadas na Editora Abril e fez a pós-graduação de Formação de Escritores no Instituto Vera Cruz, onde atua como professora desde 2018. Em 2019, publicou seu primeiro romance, O Quarto Branco (Todavia), finalista do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário e do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Romance de Ficção de Estreia, ambos em 2020.

Poesia – Orientada para a construção do personagem na poesia, a oficina consiste numa série de exercícios de escrita enfocando tópicos como biografia, autobiografia, descrição de objetos, etc. O objetivo é pensar conjuntamente em estratégias para criar figuras evocativas e memoráveis.São encontros expositivos e centrados na leitura crítica de material produzido pela turma. Serão estudados textos de autores como Victor Giudice, Daniil Kharms, Eunice de Souza, Sophia de Mello Breyner Andresen e Emily Dickinson. Haverá discussões em torno da “cenografia” do poema e dos espaços habitados por tais personagens por meio de autores como Renata Pallottini e Roland Barthes e poetas e ficcionistas como Lygia Fagundes Telles, Wislawa Szymborska e António Reis. Também serão objetos de trabalho textos de Francis Ponge, além de poemas de Murilo Mendes, Ana Martins Marques e micronarrativas do crítico de arte Rodrigo Naves. E também conversas sobre o livro A foto fatal, do poeta Jorge Wanderley, e textos de Cortázar, Marguerite Duras e John Berger. A oficina será com Ismar Tirelli Neto, poeta, tradutor e ficcionista. 

-->