Matéria publicada na Porvir em 10/03/2026
Formações em inteligência artificial, educação inclusiva, matemática e outros temas para educadores que desejam ampliar repertório e aprimorar suas práticas durante o ano
Professores que continuam estudando ampliam suas possibilidades pedagógicas e encontram novas formas de conduzir a aprendizagem em sala de aula. Ao desenvolver habilidades ou aprofundar conhecimentos específicos, educadores conseguem ajustar suas práticas, testar metodologias e fortalecer o vínculo com os estudantes.
Quando o professor se atualiza, a sala de aula também muda. Educadores mais preparados planejam atividades criativas, conduzem discussões mais ricas e respondem com mais segurança aos desafios do cotidiano escolar. Em um cenário que traz novas demandas — como o uso pedagógico constante da tecnologia — e mantém desafios urgentes, como a inclusão e as questões socioemocionais, a formação continuada ajuda a sustentar projetos mais consistentes para quem ensina e para quem aprende.
Como forma de apoiar os leitores do Porvir na busca por melhores oportunidades, o Porvir separou cursos presenciais e a distância para impulsionar o desenvolvimento de sua carreira. Confira a lista abaixo.
*Esta matéria será atualizada ao longo do ano
Inteligência Artificial
O Instituto Federal do Acre (Ifac) prorrogou até 16 de março as inscrições para o curso Aplicações Pedagógicas da Inteligência Artificial na Educação em EaD, voltado principalmente a professores da rede pública.
A formação será oferecida a distância, com duração de quatro meses e carga horária total de 160 horas, e disponibiliza 100 vagas gratuitas para profissionais da educação e interessados da comunidade dos 22 municípios do estado.
O objetivo é ampliar o acesso à formação sobre o uso pedagógico da inteligência artificial no ensino a distância. A lista de inscritos e o resultado preliminar serão divulgados no site do edital, e as aulas têm início previsto para 23 de março.
Educação infantil
O curso gratuito “Cultura escrita na Educação Infantil”, oferecido pela Escola Fundação Itaú, com 30 horas de duração e certificação, é voltado a professoras da pré-escola interessadas em fortalecer práticas de letramento na Educação Infantil.
A formação busca apoiar educadores na criação de experiências lúdicas e pedagógicas que aproximem as crianças da cultura escrita, respeitando seu desenvolvimento e os direitos de aprendizagem previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que orienta a alfabetização formal entre o 1º e o 2º ano do ensino fundamental.
O curso também dialoga com os novos Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, do MEC (Ministério da Educação), e propõe estratégias que envolvem literatura infantil, escuta ativa e outras formas de expressão, ampliando o repertório das crianças sem antecipar o processo formal de alfabetização.
➡️Saiba como se inscrever aqui
Arte e matemática
Também oferecido pela Escola Fundação Itaú, o curso “Arte e matemática: ensaios aproximativos”, é uma formação gratuita e autoformativa voltada a educadores, pesquisadores e interessados em explorar as relações entre diferentes áreas do conhecimento.
Com duração de quatro horas e certificação, o curso propõe investigar as conexões entre artes visuais e matemática por meio de experiências práticas, reflexões teóricas e análise de obras históricas, ampliando as estratégias pedagógicas para o ensino dessas áreas.
A proposta da formação é mostrar como conceitos matemáticos podem dialogar com processos artísticos, estimulando abordagens interdisciplinares e criativas no ensino. Ao aproximar arte e matemática, o curso busca apoiar professores e educadores na construção de práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de pensar, observar e interpretar o mundo, ampliando as formas de investigação e expressão cultural dos estudantes.
➡️Faça sua inscrição neste link
BNCC Computação
Tema que ganha ainda mais relevância em 2026, a “BNCC Computação: Fundamentos e Práticas”, é o foco deste curso da plataforma Escolas Conectadas. O site conteúdos formativos voltados a educadores interessados em compreender e aplicar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de computação na educação básica.
O material apresenta conceitos, reflexões e exemplos práticos que ajudam professores a integrar o pensamento computacional, a cultura digital e o uso crítico das tecnologias às práticas pedagógicas, alinhando o trabalho em sala de aula às orientações curriculares nacionais.
A iniciativa busca apoiar a formação docente e ampliar o repertório de estratégias para trabalhar competências digitais com estudantes, mostrando como a computação pode dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Ao explorar temas como programação, resolução de problemas, criatividade e uso responsável da tecnologia, a edição oferece subsídios para que escolas e educadores incorporem a computação de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem.
Gênero e identidade
Estes são dois dos assuntos mais importantes da atualidade e que exigem dedicação para o entendimento e formação detalhada na área. O curso de extensão “Masculinidades na escola”, oferecido pelo Instituto Vera Cruz, propõe refletir sobre como as normas de gênero influenciam as relações no ambiente escolar e impactam estudantes, educadores e comunidades.
Voltada a profissionais da educação e interessados no tema, a formação discute conceitos de masculinidade, desigualdades de gênero, violência e construção de identidades, buscando ampliar o repertório de educadores para lidar com essas questões de forma crítica e pedagógica no cotidiano escolar.
Ao longo do curso, os participantes são convidados a analisar práticas, discursos e situações vividas nas escolas, explorando estratégias para promover relações mais respeitosas, equitativas e inclusivas. A proposta é contribuir para a criação de ambientes educativos que questionem estereótipos de gênero, fortaleçam o diálogo e incentivem a construção de masculinidades mais diversas e responsáveis no contexto da educação.
Adolescências
O curso de extensão “Diálogos sobre adolescência”, oferecido pelo Instituto Vera Cruz, propõe aprofundar a compreensão sobre os desafios, transformações e processos que marcam a adolescência.
Destinada a educadores, famílias e profissionais interessados no tema, a formação aborda aspectos do desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos adolescentes, discutindo como essas dimensões se manifestam no cotidiano escolar e nas relações com adultos e pares.
Ao longo do curso, os participantes são convidados a refletir sobre práticas de escuta, mediação de conflitos e acompanhamento pedagógico, buscando fortalecer vínculos e criar ambientes educativos mais acolhedores e atentos às necessidades dessa fase da vida. A proposta é ampliar o repertório de educadores e responsáveis para lidar com as complexidades da adolescência, favorecendo o diálogo e o desenvolvimento integral dos jovens.
➡️Saiba como se inscrever aqui
Inclusão
A “Jornada Formativa em Políticas Públicas para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes, é uma formação gratuita para gestores públicos, educadores e profissionais interessados em aprofundar conhecimentos sobre educação inclusiva no Brasil.
O curso aborda fundamentos legais, conceituais e práticos das políticas públicas voltadas à educação especial, com foco na garantia do direito à aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades ou superdotação.
Ao longo da jornada, os participantes discutem marcos normativos, estratégias de implementação e desafios da educação inclusiva nas redes de ensino, analisando como as políticas públicas podem promover escolas mais acessíveis e equitativas. A proposta é fortalecer a formação de profissionais que atuam na gestão e na prática educacional, ampliando a capacidade de planejar, implementar e avaliar ações que assegurem a inclusão efetiva de todos os estudantes.