Um encontro ao vivo para discutir o audiovisual como
ferramenta para uma educação antirracista!
Assistir e debater com professoras documentários, filmes e séries com a temática antirracista é uma ferramenta potente para uma educação livre da discriminação racial. É com este compromisso que a TamanduáEDU , plataforma de filmes na escola e o Instituto Singularidades, instituição de ensino especializada em formação de professores, firmaram uma parceria para debater o racismo na educação e na sociedade brasileira.
O encontro terá as participações das professoras Waldete Tristão, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de gestores e professores para uma educação antirracista; Denise Rampazzo, doutoranda em Educação na Unifesp, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP e formadora de professoras; e Dayse Ramos, mestre em Letras pela USP e doutoranda em Educação pela PUC.
Após o encontro, os planos de aula elaborados pelas professoras estarão disponíveis na plataforma e até o próximo domingo, dia 14/11, os documentários ficarão gratuitos para você assistir aqui no TamanduáEDU! ?
Lista de Filmes:
Carolina de Jesus – conta a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, que virou sucesso nos anos 60 e inspira até hoje escritores e artistas como Ruth de Souza, Zezé Motta e Conceição Evaristo.
Djamila Ribeiro – a escritora e mestre em filosofia política pela Unifesp explica o que é racismo estrutural, o conceito de lugar de fala, o medo do feminismo negro e o assassinato de George Floyd.
Libertem Angela Davis – retrata a vida da jovem professora universitária norte-americana que lutou na defesa dos direitos humanos e tornou-se a mulher mais caçada pelo FBI.
Àkàrà, no fogo da intolerância – a partir da conflitante realidade do Acarajé, prato tradicional da culinária afro-brasileira, documentário mostra a luta contra a intolerância que atinge as religiões de matriz africana e como está sendo conduzida a política governamental no Brasil.
Sobre sonhos e liberdade – o apagamento do protagonismo negro desde a libertação dos escravizados até os dias de hoje
A última abolição – aborda a escravidão no Brasil com especial enfoque no período da abolição, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava e o papel das mulheres negras na resistência até os dias de hoje.