Para comemorar o centenário do educador Paulo Freire, a Universidade de Columbia (EUA) está lançando a “Paulo Freire Iniciative”, uma série de estudos, pesquisas e eventos em homenagem ao patrono da educação brasileira.
A iniciativa contará com programas de bolsas de estudo para estudantes que pesquisam o trabalho do educador, debates e apresentações dedicadas à educação na América Latina, uma palestra anual o dia do aniversário dele, 19 de setembro, além de parcerias com outras universidades a fim de manter o legado de Paulo Freire vivo. O evento inaugural acontecerá no dia 3 de novembro e reunirá estudiosos de todo o mundo.
Para obter mais informações, entre em contato com freireinitiative@tltlab.org
A iniciativa é uma criação dos brasileiros Paulo Blikstein e Mariana Souto, professores na Escola de Educação de Columbia, e tem o apoio do Centro Lemann e do Institute of Latin American Studies (ILAS).
Para Paulo Blikstein, que dirige o projeto, os ideais de Paulo Freire são alinhados com a missão da Columbia na educação, de promover igualdade e justiça social e o seu compromisso com a comunidade, diversidade, equidade, antirracismo e democracia
Blikstein disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que objetivo não é repetir as ideias de Freire. “Ele sempre falava que não queria ser um fóssil, queria que o reinventassem, então é repensar, significar o que ele falou, mas antenado no mundo atual,” afirmou.
Para saber mais, acesse https://ilas.columbia.edu/freireinitiative