#6 – Um longo caminho para a equidade na educação

O Artigo 205 é um podcast em defesa do direito à educação. Produzido pela Rádio 2 e com apresentação dos jornalistas Marta Avancini e Rubem Barros, o programa debaterá semanalmente a importância da gestão para a melhoria das políticas públicas que garantem a aprendizagem de todos os jovens.

Expostas pela pandemia, as desigualdades sociais, econômicas, raciais, entre tantas outras que caracterizam o país, afetam diretamente o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. No entanto, esse não é um problema novo.
No Brasil, esses fatores já comprometiam o acesso de milhares de estudantes à educação, tornando-se uma das maiores barreiras para alcançar a equidade na educação. Mas como tornar, de fato, a escola um diferencial positivo para todas e todos?
Participam deste debate, o educador e pesquisador Alexsandro Santos; Carlos Roberto Jamil Cury, professor adjunto da PUC-MG; Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.
E, ainda, Izolda Cela, vice-governadora do Ceará; Zilene Trovão, gestora escolar do CIMI Professor Dr. José de Aldemir de Oliveira, em Manaus, e a aluna Maria Eduarda, de 17 anos, da Escola Estadual Professora Luiza Marino, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

Realização: Instituto Unibanco
Produção: Rádio 2
Roteiro e apresentação: Rubem Barros e Marta Avancini
Edição: Patrícia Sperandio
Sonoplastia: Isac França
Colaboração: Cláudia Oliveira e Juliana Fischer
Trilha sonora: João do Val Rodrigues e Nicholas Rabinovitch
Produção visual: Bonita Produções

Originalmente publicado em...