As interações com a natureza na primeira infância são fundamentais e podem ocorrer mesmo dentro de casa. Um dos caminhos possíveis é convidar famílias e crianças a olharem com atenção para os detalhes que se transformam ao longo do tempo na natureza. A partir do protagonismo das crianças, as descobertas podem ser registradas e partilhadas, tornando especial o que poderia passar despercebido.
Confira o depoimento de Viviane Zimermann Heck, educadora da EMEI Caracol, na cidade de Novo Hamburgo (RS), sobre como foi a adaptação de suas práticas pedagógicas durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 nos últimos anos.
A prática relatada no vídeo foi uma das selecionadas pelo “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a Undime e o Itaú Social. A premiação surgiu para identificar, divulgar e valorizar ações inovadoras dos educadores de creches e pré-escolas em todo o Brasil no período.
Saiba mais em: https://bit.ly/premio-ed-infantil