Documentário “Educar e Resistir” conta a história do colégio paulistano Equipe
Matéria publicada pela TelaViva em 19/08/2022 –
O documentário “Educar e Resistir” conta a história do colégio paulistano Equipe, que foi palco de importantes manifestações durante a ditadura e que tornou-se um espaço de resistência, sediando shows de Gilberto Gil, Tom Zé, Paulinho da Viola a Clementina de Jesus, organizados pelo então aluno Serginho Groisman. Também estudaram lá os Titãs, Laís Bodansky, Cláudio Tozzi, Cao Hamburger e Guilherme Boulos, dentre muitos outros.
O projeto foi realizado por conta da comemoração dos 50 anos do Colégio Equipe, fundado no período mais sombrio da Ditadura Militar e que se transformou em um espaço de resistência política e artística. Nos anos 1970, os eventos culturais promovidos pelo então aluno Serginho Groisman foram um marco da sede da rua Martiniano de Carvalho, região central da cidade de São Paulo.
Com seu ensino crítico e sempre a favor de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, o Equipe se tornou referência na educação de resistência. Em 2018, seus fundadores, alunos e professores realizaram um trabalho de campo visitando as antigas sedes do colégio dispersas pela cidade de São Paulo. Entre elas, o espaço onde funcionou a escola de meninas Des Oiseaux (hoje o Parque Augusta) e o Jockey Club.
“Educar e Resistir” faz uma viagem no tempo revivendo essa trajetória, discutindo as transformações nos espaços ocupados pela escola na cidade. O filme também traz à tona um acervo de imagens e registros diversificados, ressignificando o material de arquivo, além de inúmeros depoimentos gravados para confrontar passado e presente da escola, da educação e do país.
O documentário conta com roteiro e direção de três cineastas e ex-alunos – Moira Toledo, Paulo Pastorelo e Renata Druck – e co-produção Colégio Equipe, Cinema Elétrico, Ebisu Filmes, Instituto Equipe e Ouroboros Cinema e Educação.
O pré-lançamento está marcado para o próximo sábado, dia 27 de agosto, às 10h, no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1475). Após a sessão, haverá debate. A entrada é franca e aberta ao público – sujeito à lotação das salas. O lançamento oficial será no dia 7 de setembro, no canal do YouTube do Colégio Equipe.