Documentário “Educar e Resistir” tem pré-estreia aberta ao público no cinema em São Paulo

Documentário “Educar e Resistir” tem pré-estreia aberta ao público no cinema em São Paulo

Matéria publicada na Vírgula em 18/08/2022

Evento acontece no dia 27 de agosto

O documentário “Educar e Resistir” foi realizado a propósito da comemoração dos 50 anos do Colégio Equipe, fundado no período mais sombrio da Ditadura Militar e que tornou-se um espaço de resistência política e artística. Nos anos 1970, os eventos culturais promovidos pelo então aluno Serginho Groisman foram um marco da sede da rua Martiniano de Carvalho, região central da cidade de São Paulo.

Com seu ensino crítico e sempre a favor de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, o Equipe se tornou referência na educação de resistência. Em 2018, seus fundadores, alunos e professores realizaram um trabalho de campo visitando as antigas sedes do colégio dispersas pela cidade de São Paulo. Entre elas, o espaço onde funcionou a escola de meninas Des Oiseaux (hoje o Parque Augusta) e o Jockey Club.

O documentário “Educar e Resistir” faz uma viagem no tempo revivendo essa trajetória, discutindo as transformações nos espaços ocupados pela escola na cidade. O filme também traz à tona um acervo de imagens e registros diversificados, ressignificando o material de arquivo, além de inúmeros depoimentos gravados, para confrontar passado e presente, da escola, da educação e do país.

Conta com roteiro e direção de três cineastas e ex-alunos – Moira Toledo, Paulo Pastorelo e Renata Druck – e co-produção Colégio Equipe, Cinema Elétrico, Ebisu Filmes, Instituto Equipe, Ouroboros Cinema e Educação. O colégio foi palco de importantes manifestações durante a ditadura e que tornou-se um espaço de resistência, sediando shows de Gilberto Gil, Tom Zé, Paulinho da Viola a Clementina de Jesus, organizados pelo então aluno Serginho Groisman. Também estudaram lá os Titãs, Laís Bodansky, Cláudio Tozzi, Cao Hamburger e Guilherme Boulos, dentre muitos outros.

Serviço

Pré-lançamento: dia 27 de agosto/sábado – 10h – Após a sessão, haverá debate.

Local: Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1475

Entrada franca e aberta ao público. Sujeito à lotação das salas.

Lançamento: Dia 07 de setembro – a partir das 0h – Canal de Youtube do Colégio Equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *