Professores de São Paulo iniciam formação mão na massa de ciência e tecnologia

Professores de São Paulo iniciam formação mão na massa de ciência e tecnologia

A rede pública municipal de ensino de São Paulo iniciou uma formação baseada na abordagem construcionista ou mão na massa (maker) integrando os currículos de ciências e tecnologia. Uma parceria entre a prefeitura de São Paulo, Instituto Singularidades e Transforme Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, vai garantir que os formadores de professores da rede recebam formação especializada nestas áreas.

Estão sendo beneficiados todos os formadores das 13 Diretorias Regionais de Ensino da capital. O projeto prevê que eles atuem como multiplicadores para os docentes da rede.

As ações formativas serão realizadas no LabSing, o primeiro laboratório de educação maker do Brasil exclusivo para a formação inicial e continuada para educadores, localizado no Instituto Singularidades em São Paulo. Ele foi desenhado para viabilizar projetos envolvendo ferramentas de última geração em robótica, prototipagem, fabricação digital, marcenaria, entre outras.

O Instituto Singularidades e o TLTL estão criando soluções contextualizadas e em diálogo com os educadores e gestores da SME-SP.

A coordenadora do LabSing, Tathyana Gouvêa, explica que “a formação foi desenhada para atender a realidade da rede de São Paulo, contemplando momentos presenciais, síncronos e assíncronos. Este formato também viabiliza que esta iniciativa possa ser ampliada para outras secretarias municipais e estaduais, respeitando as particularidades de cada rede.”

O LabSing é uma iniciativa do Singularidades e do TLTL, com apoio da Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Imaginable Futures. 

O TLTL contribuirá com sua larga experiência e metodologia própria em programas de educação construcionista por meio do Programa FabLearn, já presente em vários países como Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia e Tailândia. O Instituto Singularidades trará sua reconhecida competência na formação inicial e continuada de professores.

O Instituto Singularidades, presidido pela professora Cláudia Costin, é uma instituição de ensino superior focada na formação de professores e gestores educacionais com sólida experiência acadêmica e prática na sala de aula.

O TLTL, dirigido pelo brasileiro Paulo Blikstein, é um dos mais importantes centros do mundo na pesquisa e implementação de programas inovadores de educação maker, atuando em mais de 10 países.