O renomado filósofo e professor, Michael Sandel, explora a importância de enfrentarmos grandes questões éticas em debates públicos, em vez de evitá-las por medo da discórdia.
Sandel destaca como o hábito de evitar tais discussões não é uma forma de neutralidade, mas sim uma rendição da responsabilidade democrática. Ao deixarmos de deliberar sobre questões de justiça, igualdade, desigualdade e o papel dos mercados, permitimos que outros decidam por nós.
Com um apelo fervoroso pela participação cívica, o filósofo ressalta a arte de ouvir e aprender com o outro, mesmo em meio a divergências. Essa abertura para o diálogo enriquece a democracia e cultiva o respeito mútuo.
Embora os desafios sejam muitos, Michael Sandel encontra esperança ao ver o anseio, especialmente entre os jovens, por um debate público mais significativo e pela busca de um mundo melhor. Segundo Sandel, ao aplicarmos a filosofia em questões práticas, como cidadãos democráticos, podemos transformar a sociedade em prol de um futuro mais justo e inclusivo.
Este é um trecho de sua conferência no Brasil realizada pelo Fronteiras do Pensamento em 2014.
Inscreva-se no canal do Fronteiras do Pensamento e ative as notificações para não perder outros conteúdos enriquecedores como este!
Mais do Fronteiras:
Instagram: https://www.instagram.com/fronteirasweb/
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/fronteiras-do-pensamento
Facebook: https://www.facebook.com/fronteirasweb
Flickr: https://www.flickr.com/photos/fronteirasweb/