Semana da Imprensa acontece nos dias 13 e 14 de setembro

Semana da Imprensa acontece nos dias 13 e 14 de setembro

Por meio de debates e ações educativas, evento amplia o conhecimento de estudantes sobre o papel da imprensa na sociedade

Com o objetivo de informar e aproximar o público infantojuvenil do funcionamento da imprensa, os jornais Joca e TINO Econômico promovem a 3ª Semana da Imprensa do Brasil, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14 de setembro), na ESPM, em São Paulo.

A iniciativa conta com a correalização da instituição de ensino superior e o apoio da TV Cultura e de outras organizações representativas do Jornalismo no país, dentre elas Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Instituto Palavra Aberta e a Agência Lupa.

Com uma programação de debates que reunirá profissionais de diferentes veículos de comunicação e presença digital, o evento ajudará a ampliar o conhecimento de crianças e adolescentes sobre o fazer jornalístico e o papel da imprensa na sociedade, colaborando para a educação midiática nas novas gerações.

A Semana da Imprensa é inspirada na iniciativa de mesmo nome que acontece há mais de 30 anos na França e que reúne escolas desenvolvendo atividades educativas para promover o entendimento do trabalho da mídia jornalística, a formação do julgamento crítico e da identidade cidadã, a fim de aumentar o interesse dos mais jovens por assuntos da atualidade.

O primeiro dia do evento reunirá alunos e professores da escola Terra Matter e dos Institutos Técnicos de Barueri, interagindo com jornalistas especializados na área de tecnologia sobre alguns dos atuais desafios da imprensa diante das novas ferramentas de inteligência artificial.

No segundo dia, estudantes do Colégio Palmares, Colégio Rainha da Paz e da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano aprenderão com jovens convidados sobre o processo de produção de conteúdo para a imprensa e as redes sociais.

Todo o evento será transmitido ao vivo e de forma gratuita pelos canais no YouTube do jornal Joca e da ESPM.

Confira a programação completa: 

Dia 13 de setembro (quarta-feira)

14h15 | Mesa 1: O jornalismo e a Inteligência Artificial

 Foco: discutir como a inteligência artificial (IA) generativa impacta a criação e a divulgação de conteúdos jornalísticos, o papel dos jornalistas diante dessa realidade, se há riscos desses profissionais serem substituídos pela IA e como essa tecnologia pode auxiliar o segmento. Os participantes também farão interações com o ChatGPT durante a mesa.

Convidados


– Bruno Romani – editor do Link, editoria de tecnologia e inovação do Estadão. Cobre o setor desde 2008, com material publicado na Folha de S. Paulo, Superinteressante, Galileu e VICE. Foi editor do UOL Tecnologia, editoria de tecnologia do UOL.

– Camila Petry – jornalista focada em inovação, tecnologia, negócios e carreira. Integra a redação da Plataforma StartSe.  É pós-graduada em Antropologia Cultural e tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação.

– Jorge Tarquini – jornalista e escritor, foi diretor de redação das revistas Quatro Rodas e Terra, além de publisher da Revista de Jornalismo ESPM, pela qual recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo. É especialista em Publishing, mestre em Comunicação, professor de Jornalismo da ESPM, onde também é curador do Núcleo de Conteúdo. Atua como Conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

15h45 | Mesa 2 – As fakes news e a Inteligência Artificial

Foco: debater a relação entre a desinformação e a inteligência artificial. Os participantes vão explicar sobre o que fazer para identificar conteúdos falsos e mostrarão na prática os mecanismos que ajudam a identificar fakes news criadas com a ajuda da IA. Os profissionais compartilharão suas percepções sobre a necessidade de regulamentação e a existência de estruturas que auxiliem no combate da geração e propagação de falsas notícias.

 Convidados

 – Sérgio Lüdtke – jornalista e editor-chefe do projeto Comprova. É presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, coordenador dos cursos da Abraji, e coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia.

 – Paulo Silvestre – jornalista de tecnologia e articulista do Estadão. É consultor e palestrante de customer experience, mídia, transformação e cultura digital. É mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da PUC – SP. Foi eleito um dos brasileiros mais influentes no LinkedIn, integrando a primeira relação de Top Voices do país.

– Cláudia Bredarioli – jornalista, com extenso trabalho de reportagem e edição em veículos de grande circulação. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, atua como professora e pesquisadora no Ensino Superior desde 2006. Hoje é professora do curso de Jornalismo da ESPM de São Paulo.

 Dia 14 de setembro (quinta-feira)

 14h15 | Mesa 1: Jovens que produzem conteúdo para a imprensa

Enfoque: debater sobre como é a experiência na produção de conteúdo noticioso e os motivos de interesse pelo jornalismo na juventude. Além disso, serão abordados os ganhos de se levar o jornalismo e a produção de conteúdo de imprensa para a sala de aula.       

Convidadas

 – Beatriz Abram – aluna da Chapel School e colunista do jornal TINO Econômico. No jornal, escreve a coluna IA com Bia, em que entrevista experts e analisa os últimos acontecimentos na área de Inteligência Artificial. É uma apaixonada por Ciência da Computação.

– Emily Carla – aluna da Escola Estadual Josué Benedicto Mendes, de Osasco, presidente do Clube de Jornalismo da escola. Jovem empreendedora, palestrante e escritora apaixonada por criar conteúdo digital. Já foi presidente do clube estudantil de jornalismo “Os Extraterrestres” e atualmente lidera uma liga de impacto social.

15h45 | Mesa: Jovens que produzem conteúdo para as redes sociais

Enfoque: compartilhamento de experiências e demonstração prática de como trabalham para levar as melhores informações para o público que os acompanha. Debate sobre a responsabilidade de ser um produtor de conteúdo.

Convidados

– Leyslie Emilian – criadora de conteúdo do perfil @todasgeek . Fala sobre entretenimento e cultura pop desde 2018 nas redes sociais e Youtube. É mestre em Comunicação e Audiovisual, possui especialização em Metodologia em Música e é formada em Produção Musical e Pedagogia.

– Deivyd Barros – estudante de escola pública, profissional CPA-10 (certificação oferecida pela ANBIMA), investidor, empreendedor e palestrante. Fundador do @Investeens, projeto de educação financeira que visa ensinar, inspirar e levar esperança aos jovens brasileiros. Produz conteúdo para o canal do Youtube e perfil no Instagram.

Serviço

3ª Semana da Imprensa no Brasil

Data: 13 e 14 de setembro
Horário: a partir das 14h
Local: ESPM – Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo Capital
Transmissão online: TV Joca no Youtube
Informações: portal da Semana da Imprensa