Dia Internacional da Mulher: Como as escolas estão trabalhando a questão de gênero?
Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, que será celebrado na próxima sexta-feira, dia 08, as escolas intensificam suas atividades e diálogos em torno da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres.
Na Escola Nossa Senhora das Graças, o coletivo feminista de alunas “Eu não sou uma gracinha” mantém a tradição de se reunir anualmente no dia 8 de março. Vestindo-se de preto e utilizando batom vermelho, as alunas buscam enfatizar a relevância da data. Este ano, o coletivo realizará uma intervenção durante o recreio, fechando quadras e outros espaços para reunir todos os estudantes em um só local.
Luiza Carvalho, estudante do 1º ano, explica: “Teremos cartazes com perguntas voltadas para as mulheres e relacionadas a esse universo, como experiências de assédio, ou qualquer outra situação que envolva uma violência contra nós mulheres. Ao lado do cartaz, haverá baldes de tinta, permitindo que as alunas que tenham passado por tais situações marquem suas mãos de tinta no cartaz”. Ao final da dinâmica, as meninas utilizarão baldes de água para simbolizar a superação diante dessas situações.
“Na sexta-feira à tarde, faremos uma roda de desabafo para que as alunas possam se abrir e compartilhar suas experiências, proporcionando um espaço para as estudantes se sentirem unidas”, conclui Luiza.
Durante a pandemia, as estudantes arrecadaram mais de 10 mil absorventes destinados a mulheres no sistema prisional de São Paulo. Além disso, o grupo realiza vendas de produtos, como camisetas, broches e ecobags, durante a festa junina, para angariar fundos em apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.
O Colégio Magno também atribui grande importância ao tema, integrando o debate sobre questões de gênero ao currículo de forma contínua.
Durante a Semana de Humanidades 2023, organizada pelos alunos do Ensino Médio, os estudantes abordaram os direitos trabalhistas de profissões desvalorizadas, destacando o debate com mulheres que ocupam funções de empregadas domésticas e os desafios que enfrentam.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, as alunas têm se mobilizado para distribuir absorventes e mensagens nos banheiros femininos, promovendo um ambiente acolhedor.
Na Educação Infantil, o colégio estimula o “Programa de Meninas”, incentivando o interesse pela linguagem de programação desde cedo entre as alunas. Essas iniciativas exemplificam um trabalho integrado que aborda as questões de gênero durante todo ano.