Uma escola bem à frente do seu tempo

Uma escola bem à frente do seu tempo

Da marcenaria à internet das coisas. Da serralheria à automação industrial. O mundo vive uma revolução tecnológica sem precedentes. O físico e digital estão se tornando únicos por meio de dispositivos que se comunicam com as nuvens e com os data centers. O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, colégio com mais de um século e meio ensinando ofícios de forma gratuita para estudantes de baixa renda, e atualmente também formando alunos pagantes da rede privada, tem o curso técnico de Automação Industrial e suas Tecnologias para atender o exigente mercado profissional.

Sérgio Melconian, coordenador do curso, diz que a integração da tecnologia com a educação já está dentro da sala de aula do Liceu há bastante tempo e os alunos que se formam nos cursos técnicos são muito bem-preparados para atender ao mercado de trabalho, e para dar continuidade à vida acadêmica.

“O currículo é bastante completo e contempla as áreas de programação, da robótica, inteligência artificial, internet das coisas, aprendizagem de máquina e criação de protótipos por impressora 3D.

“O conhecimento adquirido pelos alunos nas aulas de modelagem e impressão 3D, lhes possibilita a criação de peças de reposição para máquinas e equipamentos por exemplo”, diz o coordenador.

“Nas áreas de internet das coisas e automação predial e residencial, fizemos parceria com a empresa chinesa Sonoff, mundialmente conhecida por comercializar dispositivos de internet das coisas para aplicações em automação. A empresa nos forneceu a custo zero, um conjunto de tecnologias de automação para que nossos estudantes possam aplica-las nas aulas. Dessa parceria também nasceu a possibilidade de estágio, onde os estudantes montaram os kits didáticos e manuais de aplicação para serem trabalhados nas aulas práticas”, conta Melconiam, que pretende aumentar o leque de parcerias com empresas no setor.

Ele conta que no Liceu o estágio é obrigatório e conforme manda a lei, os estudantes precisam cumprir essas horas dentro do período de curso, sempre a partir dos 16 anos. Ele cita que diferente de alguns anos, quando era possível fazer estágio após a conclusão do curso, hoje se encaixar como estagiário tem se tornado mais difícil, pois os alunos estudam até às 12h40 e as empresas tem buscado na maioria das vezes, profissionais que atuem em horário comercial. “Hoje, os alunos têm de estar vinculados à escola e podem trabalhar até no máximo 6 horas por dia. Fica difícil o aluno estudar e trabalhar simultaneamente nestas condições. A grande dificuldade é conciliar a carga horária de estudos com o trabalho.”explica o coordenador.

O Liceu está aberto a novas parcerias com empresas, e segundo Melconian, os alunos têm muito a contribuir em várias áreas que envolvem a automação industrial e tecnologia.

Temas dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos.

  • Controle de Consumo de Gás por Massa
  • Controle de Consumo de Gás por Pressão
  • Monitoramento de Consumo de Gás (Dashboard)
  • Análise de Eficiência Energética entre Gás e Eletricidade para Cozimento
  • Controle de Volume de Combustível em Automóveis
  • Comparação entre o Controle ON-OFF e Controle PID para Eficiência Energética de Sistema Térmico de Aquecimento (Controle)
  • Comparação entre o Controle ON-OFF e Controle PID para Eficiência Energética de Sistema Térmico de Aquecimento (Monitoramento)
  • Controle de Acesso por Teclado
  • Controle de Acesso por RFID
  • Carro para Ambiente Confinado e Controlado por Aplicativo
  • Controle de Luminosidade por Dimerização

O Liceu de Artes e Ofícios de SP é uma instituição particular que oferece o Ensino Médio privado e o Ensino Técnico integrado ao Médio (gratuito) em uma infraestrutura completa, com alto nível de qualidade e desempenho nos principais vestibulares de universidades nacionais e internacionais, além da formação humanística dos alunos.