Empresas que usam as leis de incentivo para impulsionar projetos, estão de olho na inovação

Empresas que usam as leis de incentivo para impulsionar projetos, estão de olho na inovação

Tecnologia – Enquanto a Microsoft anuncia novo recurso de inteligência artificial, Brasília está sediando a maior competição de robótica educacional do Brasil. E Sobral (CE), município que leva o título número 1 por oferecer a melhor educação do País, introduzirá a disciplina Pensamento Computacional no currículo escolarA tecnologia chegou no novo século a um patamar que não tem mais volta e exige que as futuras gerações dominem as máquinas, para não se deixarem dominar.

Empresas inovadoras e de olho no futuro das próximas gerações buscam, por meio das leis de incentivo, patrocinar projetos que levam formação tecnológica para dentro das escolas. Para Ítalo Azevedo, diretor da Muda Cultural, agência especializada em gestão de patrocínio e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, o interesse das empresas por projetos formativos começou há alguns anos, quando a cultura digital chegou ao Brasil.

Um dos projetos realizados pela Muda Cultural é o Aprendizes – Digital, que está em sua 3ª edição e leva oficinas semanais de robótica educacional para alunos de escolas públicas em vários cantos do País. O projeto também prevê a realização de oficinas de formação para o corpo docente das instituições contempladas.

“Desde o primeiro ano do projeto, os alunos e os professores ficaram muito envolvidos. Nossos estudantes são de classe média baixa e nunca teriam acesso à robótica se a nossa instituição não fosse contemplada pelo Aprendizes – Digital”, conta André Luiz da Silva, diretor da EE Prof. Sebastião de Souza Bueno, localizada na Vila Medeiros, em São Paulo.

Para o diretor do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) da Universidade de Columbia, Paulo Blikstein, investir em projetos de inovação é uma forma de tornar o ensino mais significativo, desde que todas as ferramentas estejam atreladas à aprendizagem.

Mais importante do que a tecnologia brilhando na mesa é permitir um espaço de criação e descoberta para os alunos. “A geração atual nasceu conectada. Quando levamos à sala de aula problemas para os alunos resolverem através da robótica, eles se sentem mobilizados e pensam fora da caixa”, conta Thiago Costa, coordenador da Robomind, empresa de robótica educacional e responsável pelas oficinas oferecidas pelo projeto.

“Houve um ano em que uma das empresas patrocinadoras do projeto selecionou, a partir de um processo seletivo, dois alunos do ensino médio que haviam terminado o curso do Aprendizes – Digital para duas vagas de Jovem Aprendiz na empresa”, conta Thiago. Ele explica que o intuito do projeto é dar aos alunos o acesso a ferramentas que provocam o desenvolvimento das suas habilidades, tanto em sala de aula como futuramente, na vida profissional.

Empresas privadas interessadas em incentivar projetos que introduzem a tecnologia, através da arte e da cultura, no currículo escolar das escolas públicas por meio das leis de incentivo podem optar pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e, no caso da capital paulista, pelo Pro-Mac (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais), que operam a partir de incentivos fiscais.  

A Lei Federal de Incentivo à Cultura permite que empresas e pessoas físicas financiem projetos culturais e tenham os valores abatidos do Imposto de Renda. Já o programa de incentivo do Governo do Estado, executado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, permite que as empresas patrocinem projetos e com isso abatam parte do valor investido do ICMS devido.

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.