Conheça iniciativas de escolas para uma educação sem violência

Conheça iniciativas de escolas para uma educação sem violência

Matéria publicada pela Revista Educação em 12/06/2023

Com os aumentos de casos de violência no ambiente escolar e a insegurança instalada nos grandes centros urbanos, torna-se cada vez mais urgente a implementação de ações que promovam a cultura de paz. As escolas têm um papel fundamental nesse processo, sendo que algumas de São Paulo têm se destacado na execução de sua promoção e na criação de projetos que incentivam a compreensão entre crianças e jovens de diferentes culturas e raças.

Colégio Equipe e a Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha) desenvolveram um trabalho com o ONG Ação Educativa que ajudou às escolas a olharem para seu espaço, sua comunidade escolar e avaliar como as questões raciais estavam sendo debatidas. “Foi um trabalho muito interessante que envolveu toda a comunidade escolar a estar engajada para as questões raciais”, diz Clélia Rosa, assessora pedagógica do Gracinha.

“Estamos em pleno 2023 descobrindo trabalho escravo no Rio Grande do Sul. Estamos vivendo um racismo ambiental, e isso foi alimentado. O que as escolas têm a ver com isso? O que ensinamos sobre valores, sobre ética? Quem são essas pessoas? São muitas camadas juntas e o papel da escola é trazer tudo isso. Não dá para as escolas do Brasil acharem que o assunto não é com elas”, enfatiza Rosa.

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania, do Colégio Equipe, desenvolve vários projetos sociais. Entre eles, alunos do fundamental 2 levam alegria para crianças internadas em hospital infantil; estudantes do ensino médio, semanalmente, desenvolvem atividades junto aos estudantes de escola pública, filhos de imigrantes e refugiados. Clique aqui e confira alguns projetos.

Também é importante a comunidade escolar estar engajada para o sucesso das ações de não violência. O Centro Educacional Pioneiro criou o ‘Projeto de mediação’, em parceria com as Equipes de Ajuda – grupo formado por alunos do fundamental 2 e ensino médio, eleitos entre os pares, para atuar junto aos colegas com estratégias que favoreçam a convivência escolar harmônica. Na disciplina de ‘Convivência ética’, a escola oferece espaço de escuta e acolhimento em cada uma das turmas.

No Gracinha, as rodas de conversas são corriqueiras e muito importantes, na opinião dos alunos. “Ter um lugar de fala e de respeito, para pessoas que fazem parte da comunidade LGBT é muito importante. Faz com que todo mundo se sinta muito mais acolhido na escola”, diz a aluna Luiza Carvalho. 

Cultura de paz
Projeto da escola Gracinha ‘Roda de conversa’ busca incentivar o diálogo entre famílias e alunos sobre diversos temas como saúde mental, drogas, autonomia, entre outros
Foto: reprodução/ Instagram escola Gracinha

Para o diretor, Wagner Borja, “estamos vivendo um momento bem complexo, mas tenho convicção de que ter um espaço de diálogo que possibilita os alunos se organizarem e apresentarem as suas questões, contribui muito para um clima mais harmônico e para que os alunos se tornem cidadãos que saiam da escola pensando mais no todo do que só no seu projeto pessoal de vida”.

Para a aluna Nina Filizola, são nesses momentos de discussão em roda que os problemas ficam visíveis e são discutidos. “O bullying, por exemplo, é algo muito pesado e que pode passar desapercebido”, diz.

Essa pauta é importante para alertar a sociedade sobre a necessidade urgente de se investir em ações que promovam a cultura de paz. É uma oportunidade para refletir sobre o papel das escolas na formação de cidadãos conscientes e como elas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.