Videoaulas mostram como programar jogos e modelar em 3D

Videoaulas mostram como programar jogos e modelar em 3D

Projeto Aprendizes – Digital atende instituições públicas desde 2021 e agora lança videoaulas gratuitas com foco em robótica e tecnologia educacional 

Thiago Pinheiro, apresentador das videoaulas do Aprendizes – Digital, mostra peças modeladas em 3D
(Crédito: Sophia Cordazzo)

A 3ª edição do projeto Aprendizes – Digital, iniciativa que democratiza o acesso às linguagens de programação e fomenta a cidadania digital a partir de oficinas online e presenciais, acaba de lançar uma série de quatro videoaulas que ensinam aspectos da robótica e seus diálogos com o universo das artes. Com conteúdos teóricos e práticos, como Open Source, modelagem 3D e o desenvolvimento de jogos, as videoaulas são abertas e  gratuitas e podem ser acessadas no canal do YouTube da agência Muda Cultural – realizadora do projeto – e no site do projeto Aprendizes – Digital. Todas possuem acessibilidade por meio da tradução para Libras e da legendagem closed caption.

Entre os temas abordados, estão a Construção de um Autômato e o Desenvolvimento de Jogos com a Plataforma Scratch”, disponíveis na primeira e segunda aula, respectivamente. Nelas, Thiago Pinheiro, matemático, arte-educador, programador e professor de Tecnologia e Inovação, ensina  a como transformar um pedaço de papelão em dois personagens articulados, que respondem com movimentos conectados, e mostra, também, o funcionamento da plataforma aberta Scratch, além de trazer o passo a passo de como programar um jogo online. 

Criar um instrumento que produz música sem que a pessoa encoste nele é a missão da terceira videoaula do projeto. A tarefa é cumprida a partir da programação do Arduino (placa de prototipagem que pode se conectar a sensores, caixas de som e outros componentes) no computador e a conexão da peça a sensores de luminosidade. A quarta e última videoaula ensina os alunos a fazerem um projeto 3D do cenário do jogo brasileiro “Árida”, ambientado no sertão nordestino e idealizado pelo baiano Filipe Pereira. O educador Thiago Pinheiro traz os conceitos do universo Open Source e mostra, na prática, como usar o Tinkercad, programa gratuito de modelagem 3D.

Desde 2021, o Aprendizes – Digital leva oficinas semanais de robótica para instituições públicas de ensino em São Paulo e Rio Grande do Sul, além de formação para professoras e professores das escolas contempladas. Ao todo, o projeto atendeu mais de 600 alunos e 100 professores. As videoaulas são um complemento do trabalho desenvolvido e um fomento ao aprendizado gratuito de conceitos da cultura e tecnologia digital.

“Nesses ambientes construímos sociabilidade, criamos e nos conectamos com arte e cultura e nos desenvolvemos profissionalmente”, explica Thiago Pinheiro. “Como parte essencial de nossas vidas, temos de pensar  no conceito de cidadania digital e na urgência desse debate. Precisamos de um ambiente virtual não só acessível, mas também diverso, democrático e público, feito por todos e para todos”, finaliza Thiago.

A 3ª edição do Aprendizes – Digital é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Braskem e apoio de The LYCRA Company e Lockton. A realização é da Muda Cultural e do Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com [thelycracompany.com] 

Sobre a Lockton

A Lockton é a maior corretora de seguros independente do mundo. Em 2021, a companhia registrou receita recorde de US$2,69 bilhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras. Presente em 125 países, foi fundada por Jack Lockton em Kansas City, Missouri, EUA, em 1966. Chegou ao Brasil em 1994 e possui escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.

Atualmente, oferece de maneira global soluções de riscos, benefícios e seguros por meio de seus 9 mil colaboradores e administra uma carteira de mais de 65 mil clientes. Premiada pela revista Insurance Business como Melhor Empresa para Trabalhar em Seguros por 13 anos consecutivos, em 2022, a Lockton foi nomeada entre as Empresas com Melhor Gestão pela Deloitte e pelo Wall Street Journal. Recentemente, a Forbes reconheceu a instituição como Melhor Empregador da América, nas categorias Grandes Empresas e Diversidade.

“Estamos felizes em fazer parte deste projeto e poder incentivar o uso da tecnologia para jovens que têm menos oportunidades de acesso a este tipo de estudo. Ajudar a comunidade faz parte do DNA da Lockton em todo o mundo e no Brasil não podia ser diferente”, afirma Glauco Ormond, Head de Marketing da Lockton Brasil.

Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artísticos, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.

Saiba mais sobre o projeto e suas iniciativas.

Patrocínio de projetos educacionais via Lei de Incentivo à Cultura auxilia empresas e estimula avanço tecnológico nas escolas públicas 

Rodrigo Battistella, prefeito da cidade, inaugura o projeto Aprendizes Digital em escola pública de Nova Santa Rita no próximo dia 7.

Empresas que usam as leis de incentivo para impulsionar projetos, estão de olho na inovação