Patrocínio de projetos educacionais via Lei de Incentivo à Cultura auxilia empresas e estimula avanço tecnológico nas escolas públicas

Patrocínio de projetos educacionais via Lei de Incentivo à Cultura auxilia empresas e estimula avanço tecnológico nas escolas públicas

No Brasil já não se discute se a tecnologia deve estar presente nas escolas, mas sim como isso deve ocorrer. Enquanto pesquisadores, especialistas e grandes grupos privados e do setor público debatem sobre as melhores estratégias para implementação de políticas públicas na área, empresas privadas percebem as vantagens econômicas e sociais em investir em projetos que introduzem a tecnologia, por meio das leis de incentivo, no currículo de escolas

Este ano, a Braskem está patrocinando a terceira edição do projeto “Aprendizes – Digital”, realizado pela agência Muda Cultural, com apoio da corretora de seguros Lockton e The LYCRA Company, empresa americana do setor têxtil, proprietária da marca LYCRA®. Além de promover o acesso à tecnologia criativa, essas empresas colhem benefícios ao investir na formação de jovens estudantes e professores.

O projeto Aprendizes – Digital, em sua 3ª edição, está atendendo duas escolas públicas, sendo uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul, ao longo de todo o ano letivo. As escolas estão recebendo oficinas semanais de robótica, proporcionando aos estudantes uma nova perspectiva educacional voltada para as áreas de ciência, tecnologia, cultura digital, engenharia e matemática. Essas atividades têm o potencial de formar profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho, gerando um impacto positivo na economia.

Além disso, o projeto investe na formação dos professores, que participam de encontros mensais para aprimorarem suas práticas pedagógicas. Essa qualificação reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido, possibilitando a formação de estudantes mais preparados e engajados no mundo digital.

Ao investir em projetos da Lei de Incentivo à Cultura, as empresas não apenas cumprem seu papel social, mas também se beneficiam economicamente, fortalecendo sua marca e criando um relacionamento mais próximo com a comunidade. A Braskem, por meio de seu Gerente de Relações Institucionais no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, destaca que o patrocínio do projeto é parte do compromisso da empresa em promover o desenvolvimento das comunidades próximas às suas unidades industriais. “A educação é um pilar fundamental para a construção de um futuro melhor para todos”, afirma Fleischer.

Em sua terceira edição, o Aprendizes – Digital já formou cerca de 200 alunos por ano, além de centenas de professores, que se tornaram agentes multiplicadores. Eles ampliam suas práticas de ensino e compartilham seus conhecimentos, aproveitando as oportunidades oferecidas por um novo ecossistema educacional. 

As oficinas, este ano, estão acontecendo na escola E.E. Sebastião de Souza Bueno, na Vila Medeiros, em São Paulo, para alunos do 9º do F2 e 1º e 2º do ensino médio e na EMEF Santa Rita de Cássia, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, para alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company inova e produz soluções em fibras e tecnologia para as indústrias de vestuário e cuidados pessoais. Sediada em Wilmington, Delaware, a The LYCRA Company é reconhecida mundialmente por seus produtos inovadores, conhecimento técnico e suporte inigualável em marketing, e é proprietária de marcas como LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. O legado da The LYCRA Company iniciou-se em 1958 com a invenção do fio de elastano original, o fio LYCRA®. Hoje, a empresa está focada em agregar valor aos produtos de seus clientes, desenvolvendo inovações para atender às necessidades do consumidor por conforto e durabilidade. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com [thelycracompany.com]

Sobre a Lockton

A Lockton é a maior corretora de seguros independente do mundo. Em 2021, a companhia registrou receita recorde de US$2,69 bilhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior, conquistando a taxa de crescimento orgânico mais rápida do mercado de corretoras. Presente em 125 países, foi fundada por Jack Lockton em Kansas City, Missouri, EUA, em 1966. Chegou ao Brasil em 1994 e possui escritórios em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Belo Horizonte.

Atualmente, oferece de maneira global soluções de riscos, benefícios e seguros por meio de seus 9 mil colaboradores e administra uma carteira de mais de 65 mil clientes. Premiada pela revista Insurance Business como Melhor Empresa para Trabalhar em Seguros por 13 anos consecutivos, em 2022, a Lockton foi nomeada entre as Empresas com Melhor Gestão pela Deloitte e pelo Wall Street Journal. Recentemente, a Forbes reconheceu a instituição como Melhor Empregador da América, nas categorias Grandes Empresas e Diversidade.

“Estamos felizes em fazer parte deste projeto e poder incentivar o uso da tecnologia para jovens que têm menos oportunidades de acesso a este tipo de estudo. Ajudar a comunidade faz parte do DNA da Lockton em todo o mundo e no Brasil não podia ser diferente”, afirma Glauco Ormond, Head de Marketing da Lockton Brasil.

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.