Violência, Estado e Sociedade

No próximo dia 12 de maio, quarta-feira, haverá continuidade ao ciclo de debates promovidos pelo Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe. Dessa vez para debater o tema Violência, Estado e Sociedade, em especial a forma como a violência se manifesta nas periferias dos grandes centros urbanos, a formação das milícias, suas relações com a gestão do espaço urbano, a polícia, a política e a ausência do Estado brasileiro.

O ponto de partida será o livro A República das Milícias – Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro, escrito pelo jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Bruno Paes Manso. Nele Bruno relata o surgimento das milícias e a íntima relação entre essa estrutura paralela de poder e dominação com a política carioca, num rio caudaloso e agitado que deságua na eleição de Bolsonaro em 2018.

Caso seja possível, embora não seja pré-condição, os organizadores sugerem a leitura do primeiro capítulo do livro do Bruno, disponível gratuitamente no site da Amazon: A República das Milícias.

No debate, além de Bruno, haverá a presença de Cecília Olliveira, jornalista do The Intercept Brasil com pós-graduação em Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG. Cecília foi, ainda, consultora da Anistia Brasil e desenvolveu a plataforma de dados sobre violência armada, Fogo Cruzado. 

Você pode conhecer um dos diversos artigos que Cecília escreveu sobre a questão da violência acessando: artigo The Intercept Brasil.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente fará os comentários e  Silvio Hotimsky, membro do Instituto Equipe, orientador de monografias e professor de curso temático do Colégio Equipe, fará a mediação do debate remoto.

A parte musical, sempre presente no início e encerramento dos encontros, ficará a cargo de Celso Viáfora. Nas palavras dele próprio: “Celso Viáfora é um cantor e compositor paulistano que, com o passar dos anos, enveredou-se por outras artes afins, como a literatura, os arranjos e o teatro. Para o bem da arte.”

Como mencionado inicialmente, o debate acontecerá no dia 12 de maio, quarta-feira, às 20h. Os encontros acontecem na página do Colégio Equipe no Youtube e são abertos ao público; portanto, fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, familiares, vizinhos e pessoas que vocês entendam que tenham interesse pelo tema. Para acompanhar, basta acessar https://youtu.be/PuuPeCZSIdY.

O debate conta com o apoio e promoção da Universidade Zumbi dos Palmares, instituição junto a qual o Colégio Equipe firmou termo de cooperação recentemente.

Instituto Equipe Cultura e Cidadania Colégio Equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *